TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo: CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  2.979 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta quinzena você estudou sobre a importância da proposta pedagógica das escolas de Educação Infantil fazer uma articulação entre o cuidar, brincar e educar por meio de situações orientadas. A intencionalidade do fazer educativo deve partir do professor/educar que irá mediar o conhecimento da criança.

Portanto, “sustentar o caráter pedagógico da educação infantil é articular o cuidar e o educar “.

Explique a afirmativa levando em consideração o brincar e o cuidar como atividades significativas e pedagógicas na Educação Infantil.

RESPOSTA DO ALUNO:

Ao brincar, a criança nos da pista para podermos organizar e sistematizar o fazer pedagógico, cabe ao professor estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças, atuar como organizador desse espaço lúdico, oferecendo varias possibilidades de explorá-lo, nas mais variadas formas. Cabe ao professor ampliar a oferta de recursos como a utilização de vários objetos, fantasias, brinquedos, jogos que deverão compor o acervo da sala de aula. O necessário compreender que a criança hoje, deve ser reconhecida como sujeito de direitos. Direito de expressarem-se nas mais diferentes linguagens, direito de ter um ambiente de cuidado e de proteção, direito de conviver com a natureza e a cultura e o direito de brincar.

Neste capítulo você está realizando os estudos sobre O RCNEI. Segundo Paulo Renato de Souza, no texto introdutório do RCNEI (1998, p.07):

O referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

RESPONDA:

O RCNEI é um documento que tem como objetivo uniformizar a educação infantil em todas as creches, pré-escolas e outras instituições de Educação Infantil no Brasil?

Justifique sua resposta.

RESPOSTA DO ALUNO:

Não. É importante compreender que a intenção desse documento não é uniformizar o ensino nas instituições de educação infantil em todo país, mas sim apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos, cujos direitos á infância são reconhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com