TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto De 70 E 80 Serviço Social

Ensaios: Contexto De 70 E 80 Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Analise das décadas de 70 e 80 no Serviço Social e o contexto da época.

A partir da década de 70 houve um posicionamento critico dos profissionais, pois o período ditatorial possuía como característica a consolidação do capitalismo monopolista do Brasil.

“nesse período os profissionais assumem suas inquietações e questionamentos que decorrem do processo do capitalismo mundial. Esse período marcado por uma revisão nos níveis teóricos, teóricos metodológicos operativos e políticos em que surge um comprometimento com um projeto voltado as classes subalternas e consequentemente a apropriação da teoria social de Marx desvinculando da perspectiva positivista .(Yasbek, 2009)

Nesta década há um processo de reconceituação profissional e os mesmos passam a reconhecer sua pratica de forma critica e política.

Segundo Porto (2001). O político de Geisel 1974 a 1979 é marcado pela transição democrática, momento este de mudança do regime militar para o governo liberal democrático. Aqui a política econômica é determinada pelo capital nacional privado, capital nacional e o estrangeiro que culmina num queda do padrão de vida da classe trabalhadora que proporciona o ressurgimento do movimento operário e da organização partidária.

Ocorre nos dias 23 e 28 de setembro de 1979, em São Paulo o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais realizados pelo (CFAS - hoje CFESS), sobre o tema "Serviço Social e política social". O evento questionou o conservadorismo de sua própria organização, foi denominado de "Congresso da Virada", constituindo-se em marco no processo de politização e mobilização dos profissionais e estudantes de Serviço Social e na reativação das entidades sindicais em todo o país.

A década de 1980 foi marcada por um contexto histórico onde há uma luta contra o estado autoritário e de seus reflexos sociais na sociedade, que momentaneamente sofria com o aumento da pobreza e da miséria, agravando as condições de vida da população, tornando ainda mais difícil a manutenção das políticas sociais.

Nessa década o Brasil passou por varias transformações, na economia ampliavam-se as dividas externa, na política lutavam contra a ditadura e caminhavam para um debate intenso no que tange o corte Social com o governo Sarney, já em 1985 é inaugurado no país à Nova Republica marcado pelo aprofundamento e estratégias voltadas a enfrentar a pobreza, através das políticas sociais devido ao agravamento da desigualdade social, diante deste contexto há uma discussão de códigos anteriores e um aprimoramento nas determinações do mesmo.

Segundo Barroco 1986 surge o quarto código de ética que teve sua importância, mas não acompanha os avanços Teóricos Metodológicos e as políticas resultantes desta década, pois tais avanços não proporcionam um debate ético abrangente já que não sustentava uma teoria que contribuísse para a compreensão dos fundamentos da profissão de Assistente Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com