TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdos Da Proposta Pedagógica Para Educação De Jovens E Adultos E Os Seus Objetivos.

Ensaios: Conteúdos Da Proposta Pedagógica Para Educação De Jovens E Adultos E Os Seus Objetivos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A alfabetização de adultos é a prática educacional que determina novas relações com o tempo à política coletiva, que visa ampliar o campo de visão de mundo para jovens e adultos, que de alguma forma sofreu exclusão social na sua trajetória de vida, portanto cabe ao profissional a tarefa de permear a história da EJA, para concretizar a união destes sujeitos com suas experiências de vida com os conteúdos que são necessários para o processo de Ensino Aprendizagem para ampliar varias áreas do conhecimento, como políticas, sociais, culturais e principalmente ter novas oportunidades no campo do trabalho.

O público e o contexto social

Para nortear o trabalho pedagógico dos profissionais que atendem esta modalidade apresentar as diretrizes e o currículo para este segmento é fundamental, pois este documento foi construído através da realidade dos alunos, fundamentando toda e qualquer atividade no seio escolar que tem o objetivo de assegurar o aprendizado de habilidades garantindo o aprender a fazer, o aprender a conhecer, o aprender a viver, o aprender a ser.

Algumas perguntas são necessárias para que esta proposta pedagógica seja efetiva, assim como quem são estes alunos? O que os motivam a vir para a EJA?, para que possamos corresponder desenvolvendo suas capacidades, enriquecendo seus conhecimentos e melhorando suas competências ou as orientando a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade, que objetiva assegurar conscientemente das responsabilidades pessoais e interpessoais, dos valores de compreensão mútua e de busca pela exigência educacional que compõe a sociedade no âmbito de oportunidades e desenvolvimento cultural.

A proposta curricular da EJA visa melhorias para a vida deste sujeito, já que a economia gira em torno da tecnologia é necessário capacitar estes alunos para novas experiências e formá-lo integralmente na cultura letrada cumprindo com o papel da educação e da democracia, já que o conhecimento é reconhecido como direito de todos e dever do estado.

A escola é o lugar onde se enfatiza o pensamento reflexivo, que valoriza a autoimagem deste público, proporcionando conquistas intelectuais, assim os fazendo sentir-se mais seguros, pois é na escola que temos que aprender a conviver com pessoas diferentes, é lá dentro que se encontra o multiculturalismo “aprendo a conviver”, com isso a visão de mundo destes sujeitos passam por uma mudança gigantesca, principalmente quando se trata do bem comum.

De acordo co a proposta curricular da EJA abaixo é citado:

A SÍNTESE DOS OBJETIVOS GERAIS

Que os educandos sejam capazes de:

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.

• Ter acessos a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.

• Incorporar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com