TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrexto empresarial

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS        4

2.2        CONCEITO DE PATRIMÔNIO        5

2.3        FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS        5

2.4        ANÁLISE DE MERCADO        6

2.5        DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO        6

2.6        ESTRUTURAS DE MERCADO        6

2.7        CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTADE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL        ...................7

3        EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        8

3.1        EXEMPLO DE GRÁFICO        8

4        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade tem como objeto o estudo do patrimônio das entidades que é formado por bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.

Toda a empresa para começar precisa de fontes de recursos, que podem ter origens do capital dos sócios ou de terceiros.

Para a empresa evoluir, ela precisa das funções administrativas que são: planejamento, organização, direção e controle, assim como devem ser feitas analises de mercado para poder fornecer os produtos adequados e um bom atendimento aos clientes.

O preço de mercado é determinado pela oferta e pela demanda que se apresenta sob diferentes estruturas de mercado, pode ocorrer o equilíbrio de mercado que acontece quando a quantidade demandada é a mesma que a quantidade ofertada.

As empresas precisam se unir a contabilidade social para que ela consiga ter sucesso na caminhada.


  1. CONTEXTO EMPRESARIAL

O processo decisório passa por diferentes momentos, em busca da melhor alternativa para seu aperfeiçoamento. O papel da informação é essencial nesse contexto, pois a informação é importante para o processo decisório.

As organizações movimentam a economia e a vida das pessoas, elas têm influencia sobre a humanidade.

As decisões no contexto empresarial têm um impacto imediato nas ações organizacionais, se é tomada uma decisão errada as consequências podem ser muito graves para as organizações e pode não ser possível reverter determinadas situações, então a tomada de decisão faz toda diferença para poder ter bons resultados para a organização.

Segundo Maximiliano “Administrar é sinônimo de tomar decisões. Essencialmente, toda ação gerencial tem natureza decisória. Com esse ponto de vista Simon isolou um aspecto do trabalho gerencial que já havia sido abordado por Fayol e Barnard, ampliando-o para o estudo”. (MAXIMILIANO, 2002, p.53)

  1. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Somente no século xx a administração surgiu como uma ciência, mas já na Antiguidade têm-se relatos de que eles já usavam a administração, mas de uma forma mais retraída, voltada para si mesma, já nos tempos modernos ela é usada de uma forma mais aberta.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções administrativas que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Alem de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram com teorias nos primórdios da administração.

Veremos a seguir as funções administrativas:

Planejar envolve quais decisões devem ser tomadas para as metas e propósitos sejam alcançados, ou seja, definir o futuro da empresa.

Organizar é definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Organizar é preciso para facilitar a realização de objetivos.

Liderar é influenciar as pessoas, para que elas trabalhem para que os objetivos sejam alcançados.

Controlar quando a organização esta sendo planejada, organizada e liderada, alguém precisa controlar, fazer um acompanhamento das atividades para que tudo de certo.

Destas características citadas acima, cada uma tem a sua definição, mas dentro da organização elas devem ser trabalhadas em conjunto.

  1. CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O objeto da contabilidade é o Patrimônio das entidades conforme alguns autores a seguir:

Crepaldi (1995, p.21) “é o patrimônio. Tendo como permissa básica o fato de o patrimônio empresarial não ser estático, alterando-se a cada operação, e sabendo que o volume de transações requer um controle próprio”.

D´Amore (1976, p.20) “o patrimônio das entidades publicas e particulares, considerando, naturalmente, qualitativa e quantitativamente em seus dois aspectos – estático e dinâmico”.

Carneiro (1960, p.21) “é o patrimônio, sobre o qual se exerce a administração econômica, no sentido da sua permanência e produtividade, cujo conjunto constitui a azienda”.

Todos esses autores buscam de uma forma ou de outra quantificar qualitativamente os bens, o patrimônio.

  1. FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Para abrir uma empresa precisa-se de um capital, seja ele em dinheiro ou em outros bens, estes capitais podem ser:

O capital de social que é o valor que os sócios ou acionistas irão investir na empresa, que pode ser em bens, direitos e obrigações, ele não exigível, pois os sócios não irão obrigar a empresa a devolver o valor se ela não o tiver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com