TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuicao Da Ginastica Aerobica Para Os Idosos

Ensaios: Contribuicao Da Ginastica Aerobica Para Os Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.817 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de envelhecimento do ser humano se manifesta pela perda da capacidade de adaptação e pela diminuição da funcionalidade do organismo, trazendo inúmeras conseqüências maléficas ao homem. Parte desses malefícios pode ser reduzida através da prática de exercícios físicos, combinada com outras ações, dentre os quais destacamos no presente estudo a ginástica aeróbica.

A ginástica aeróbica consiste numa combinação da ginástica clássica com a dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueados com músicas motivadoras, caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as juntas. Movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de músicas, e que produzem um aumento metabólico e o uso de substratos benéficos ao organismo.

O tema abordado bem como as técnicas aplicadas para realização do presente estudo teve como fundamento demonstrar, através de estudos bibliográficos e pesquisas e coletânea de artigos veiculados na Internet, os benefícios da ginástica aeróbica para a população da terceira idade, como fator de prevenção de doenças, inclusão social e indispensável na melhora da qualidade de vida da pessoa idosa.

No contexto emerge que a ginástica aeróbica, segundo Guedes (1998) ressalta que as práticas de ginásticas aeróbicas não basta fazer, é necessário ter a preocupação de estar fazendo as atividades da maneira adequada e correta, sob a orientação e acompanhamento de especialistas da área, com habilitação a avaliar as limitações e necessidades individuais do aluno, a ensinar o que deve ou não fazer, e como se deve executar. A ginástica aeróbica é uma atividade física que engloba todo o tipo de atividade corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com