TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria E Sistema De Informações

Exames: Controladoria E Sistema De Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  7.691 Palavras (31 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO

O novo entorno econômico globalizador,o,CAPITALISMO, vivido atualmente no mundo, tem introduzido profundas mudanças no ambiente econômico internacional, provocando um novo arranjo na Economia Mundial, que tende a um processo de globalização, caracterizado basicamente pela união de países em torno de uma proposta comum de intercâmbio comercial através da queda de barreira tarifárias cambiais e de outras condições de livre comércio. Como desdobramentos dessas mudanças, emergiram os blocos econômicos: NAFTA, MERCOSUL, Países Asiáticos e a Comunidade Econômica Europeia. Todo esse processo impacta tanto o contexto externo das relações contratuais das organizações, como o ambiente interno das empresas, criando assim a demanda por melhores práticas de gestão. Quer queiramos ou não, os movimentos sociais exigirão futuramente um posicionamento das empresas onde elas serão cobradas em seu papel social, principalmente em relação a seu desempenho, sendo assim, a otimização do uso dos recursos disponíveis é preocupação primeira dos gerenciadores das organizações. O objetivo de um negócio privado, em uma economia competitiva, é obter o maior lucro possível desde que este não seja inconsistente com o crescimento de longo prazo da companhia e, com os padrões éticos da sociedade. Num sentido específico, uma empresa é uma instituição econômica criada unicamente para prover a sociedade dos produtos e serviços necessários ou desejados, compatíveis com as atitudes sociais das nações e da humanidade. Aos olhos dos consumidores não existe nenhuma razão para a existência de um negócio, exceto pelo serviço que é prestado ou pelo produto que é oferecido, se esse objetivo não é alcançado, a tendência é de que a organização desapareça.

Naturalmente, existem outros objetivos colaterais que possuem implicações sociais, por exemplo, oferecer emprego e boas condições de trabalho aos empregados, atender às aspirações por melhores remunerações, crescimento e reconhecimento profissional, pagar impostos ao governo para que os programas sociais possam ser desenvolvidos. Estes objetivos só poderão ser viabilizados se o primeiro deles, o lucro, for alcançado. A Contabilidade moderna tem se caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na otimização do processo de tomada de decisão. Pois, como um sistema de informação e mensuração de eventos que afetam a tomada de decisão possibilita que, partindo do conhecimento de fatos passados, procedimentos futuros sejam delineados de forma que esta otimização seja, senão alcançada totalmente, buscada com maior segurança.

1. Conceito de Sistema de Informação Gerencial

Sistema de Informação Gerencial,do inglês SIG, abrange uma coleção organizada de pessoas,procedimentos, software, banco de dados (Management Information System – MIS), é um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. Podemos descrever um sistema de informação como “um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização” exijam atenção para uma eficiência operacional. dispositivos que fornecem informações rotineiras aos gerentes e aos tomadores de decisão”

2. Conceito de Controle

É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e de acordo com as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e erros a fim de repara-los e evitar assim sua repetição.

3. Conceito de Controladoria e sua diferença de Controle

A Controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Controladoria Administrativa. Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções. Porem não é a mesma coisa, uma na verdade se utiliza da outra.

4. Definição e Diferenças entre Eficiência e Eficácia dentro da Controladoria e Sistema de Informação

Eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor numero de erros. Já a eficácia seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingir as metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas. Procedimentos e metodologias utilizados pela controladoria visam promover o aperfeiçoamento das informações e a sustentabilidade de forma eficiente e eficaz.

5. Missão da Controladoria

Zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global.

6. Visão da Controladoria

A controladoria se apoia num sistema de informação e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.

7. Gestão de Impostos (Conceito e Importância)

É o processo de gerenciamento dos aspectos tributários de uma determinada empresa, com a finalidade de adequação e planejamento, visando controle das operações que tenham relação direta com tributos. Basicamente, a gestão atua sobre o departamento de impostos da respectiva empresa. Isto não quer dizer que somente tal departamento é alvo da gestão. Outros departamentos que influenciam a geração de impostos (como o Departamento Comercial) também devem estar compreendidos no alcance da administração tributária. Um erro muito comum nas empresas é focalizar demais o processo tributário no departamento de impostos, esquecendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com