TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria E Sistemas De Informações Gerenciais

Trabalho Escolar: Controladoria E Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  5.441 Palavras (22 Páginas)  •  2.622 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO DE CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

1 – EMPRESA

Devido as mudanças que ocorreram e ocorrem no mundo dos negócios, principalmente : as Privatizações, Terceirizações, Revolução no setor de telecomunicações e tecnologia, Globalização, aumento de competitividade, qualidade total, postura estratégica, maior exigência dos clientes, valorização do capital humano, faz com que as empresas se preocupem cada vez mais com a eficácia empresarial, através da obtenção de resultados econômicos positivos, preservando assim a sua continuidade.

“Em sentido específico, empresa é uma instituição econômica criada unicamente para prover a sociedade dos produtos e serviços necessários ou desejados, compatíveis com as atitudes sociais das nações e da humanidade. Aos olhos dos consumidores não existe nenhuma razão para existência de um negócio, exceto pelo serviço que é prestado ou pelo produto que é oferecido; se esse objetivo não é alcançado, a tendência é de que a organização desapareça.”(Figueredo,1997,p.23).

1.1– MISSÃO DA EMPRESA

Missão significa finalidade, objetivo ou propósito básico e permanente da existência de uma empresa; está sempre ligada ao oferecimento de produtos e serviços para satisfação das necessidades do consumidor.É necessário que a missão da empresa seja clarificada para seu melhor desempenho, assim como que as crenças e os valores dos principais executivos que compõem o sistema institucional da empresa sejam aceitos de modo geral por todos os que dela fazem parte.

1.2 – VISÃO SISTÊMICA DA EMPRESA

A empresa é considerada como um sistema aberto, onde se empenha em intercâmbios com o meio externo (instituições financeiras, clientes, fornecedores, governo, meio ambiente, sociedade etc.) sendo estes essenciais para sua sobrevivência, ou seja , para a sua capacidade produtiva, sua viabilidade , sua capacidade adaptativa e sua continuidade. Esta continuidade é alcançada através do lucro obtido, objetivo principal da organização. Tendo como objetivos colaterais aqueles que possuem implicações sociais, como por exemplo: oferta de emprego e boas condições de trabalho aos empregados, atender às aspirações por melhores remunerações, crescimento e reconhecimento profissional, pagar impostos ao governo para que os programas sociais possam ser desenvolvidos.

1.3- SUBSISTEMAS EMPRESARIAIS

Os subsistemas do sistema empresa são:

a) Subsistema institucional: Uma empresa nasce da necessidade ou do desejo de um ou mais indivíduos que têm expectativas a serem atingidas e que, por isso, se dispõem a investir em um empreendimento. São empreendedores são pessoas físicas ou jurídicas, porém, em sua origem, estarão sempre pessoas, com crenças e valores, frutos de sua formação social e moral. Essas crenças e valores dos proprietários irão impactar nas crenças e valores de toda a organização, porque, somadas às expectativas de seus investidores, se converterão em diretrizes-mestras, que nortearão os demais subsistemas do sistema empresa. O subsistema institucional através desse conjunto de crenças, valores e expectativas, trata do posicionamento da empresa frente aos clientes, fornecedores, sociedade, funcionários, governo, controladores externos etc. Tem importância fundamental à medida que influencia profundamente todos os demais subsistemas da empresa.

b) Subsistema organizacional ou formal: Diz respeito de como a empresa está organizada, ou seja, como são agrupadas suas diversas atividades, o tipo de estrutura utilizada (vertical ou horizontal), a definição da amplitude administrativa (se é ou não descentralizada), o grau de delegação de poder e atribuição de responsabilidade, entre outros, e tem por objetivo primordial assegurar que todas as atividades sejam desenvolvidas.

c) Subsistema de Gestão: Caracterizado pelo processo de planejamento, execução e controle que perfaz o processo decisório de uma empresa. É influenciado pelo subsistema institucional, e suportado pelo subsistema de informação.

d) Subsistema de informação: É um sistema que coleta e processa dados, gerando informações que atendam às necessidades de seus usuários. Por dado entende-se um componente da informação que, tomado de forma isolada, não tem significado intrínseco, porém, quando tratado e estruturado, gera uma informação, um significado. Uma informação de um setor da própria empresa pode ser um dado para outro setor. Portanto, o conceito de informação está ligado ao conceito de significância. O subsistema de informação serve de apoio para o subsistema de gestão, a fim de reduzir as incertezas quanto às decisões a serem tomadas pelos gestores (planejamento), correções dos desvios porventura havidos (controle) e determinação de parâmetros para execução. Sem informações úteis e confiáveis, não se pode reduzir incertezas nem corrigir desvios.

e) Subsistema físico-operacional: Esse subsistema constitui-se no conjunto de elementos físicos (excluindo-se as pessoas) necessários à operacionalização, ou seja, à execução e ao Know How (como fazer esses elementos físicos se transformarem em produtos). É nesse subsistema que as coisas acontecem, que o planejado se materializa, ou seja, vira realidade.

f) Subsistema sócio-psico-cultural: O subsistema sócio-psico-cultural refere-se ao conjunto de pessoas que formam a empresa em todos os sus escalões, com todas as suas variáveis associadas aos indivíduos de forma isolada e em grupos. Fazem parte desse subsistema: as necessidades vitais, a cultura, a criatividade, a motivação, a liderança, o treinamento, os objetivos individuais e grupais.

Este sistema empresa, composto de seus subsistemas supra citado, absorve inputs, transforma-os e os convertem em outputs. Pode-se dizer que os inputs são os recursos econômicos, constituídos pelos recursos financeiros, humanos, materiais, tecnológicos e de informação, que serão transformados em bens ou serviços, também chamados de outputs. Para que a empresa garanta sua continuidade produtiva o valor desses inputs deve ser menor que dos outputs.

A complexidade de manter a diferença positiva desses valores, visto as variáveis desse sistema, fez com que as organizações criassem um órgão responsável pela otimização do resultado econômico da empresa, chamado de controladoria.

2 - CONTROLADORIA

Segundo Mossimann: “A Controladoria consiste num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com