TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Acidente com danos a propriedade

Por:   •  31/10/2016  •  Dissertação  •  6.316 Palavras (26 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

[pic 2]

Empresa:

ERC Assessoria em Segurança do Trabalho

Endereço:

Rua Agrimônia, 71 – Vila Raquel - São Paulo.

CEP:

08041-390

        [a]

Local de Levantamento:  (Nome da Empresa Analisada)

DOCUMENTO BASE

Elaborado em: (Data de Elaboração do Documento)

Atualização: (Data a ser Renovado)

São Paulo - SP

Sumário[b].

1.0 – Introdução.        

2.0 – Objetivo.        

3.0 – Estrutura.        

4.0 – Sinergia.        

5.0 – Estratégia e Metodologia.        

6.0 – Divulgações dos Dados.        

7.0 – Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.        8

8.0 – Identificação da Empresa.        

9.0 – Características do Ambiente de Trabalho.        9

10.0 – Ruído.        0

11.0 – Agentes Físicos.        5

12.0 – Agentes Químicos.        5

13.0 – Agentes Biológicos.        5

14.0 – Desenvolvimento do P.P.R.A.        5

14.1 - Antecipação dos riscos.        6

14.2 – Identificação dos Possíveis Riscos.        6

15.0 – Antecipação, Reconhecimento e Avaliação dos riscos ambientais através de APR – HO.        19

16.0 - Estabelecimento do Plano de ação, Metas, Prioridades e Cronograma.......................................................................................................25

17.0 – Responsabilidades.        26

18.0 – Recomendações Gerais        26

19.0 – Bibliografia        27

20.0 – Encerramento        28

21.0 – Data do Documento e Assinatura do Profissional        28

22.0 – EPI / EPC – Fornecidos pelo Empregador e seus Anexos.        29

23.0 – Higienização,Fornecimento,Conservação,Guarda e Manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual        0

24.0 – Certificado de Calibração do Equipamento Utilizado para Aferição.        9


1.0 Introdução[c]:

Para elaboração do presente programa, procuramos basear o nosso levantamento reconhecimento e avaliação dos diversos fatores dos locais de trabalho, que possam causar danos à saúde ou à integridade física dos trabalhadores, conforme a norma Regulamentadora NR-9 do Ministério do Trabalho.

A finalidade deste trabalho é, além do atendimento às exigências da NR-9, contemplando em especial a NR-15 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, para possibilitar à administração da empresa, uma visão mais ampla possível do ponto de vista legal técnico administrativo, sobre o controle dos riscos ambientais em suas dependências.

Para efeito desta NR consideram-se Riscos Ambientais os agentes: Físicos, Químicos e Biológicos existentes no ambiente de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

2.0 Objetivo.

        ‘1

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visa à preservação da saúde física e mental e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento e avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente, e dos recursos naturais, conforme disposto na nova redação da Norma Regulamentadora NR-9, Portaria Nº25 de 29 de Dezembro de 1994.

Auxiliará também, na elaboração do Mapa de Riscos, realizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Este documento é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, articulando-se especialmente com o P.C.M.S.O (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), previsto na Norma Regulamentadora NR-7.



3.0 – Estrutura.

O PPRA consiste em antecipar, reconhecer, avaliar, controlar e registrar os riscos do local de trabalho, para que se estabeleçam metas e prioridades de medidas preventivas e/ou corretivas que visem à eliminação ou redução de tais riscos e formem um histórico técnico e administrativo das citadas avaliações, possibilitando a implantação de um cronograma de medidas de controle.

Isso é feito mediante definição estratégica e metodológica de ação, elaboração de normas para prevenção, eliminação ou neutralização dos agentes de risco nas instalações existentes e, prévia identificação de riscos potenciais visando antecipar seu controle em projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, consolidando tudo em um documento base contendo todos os aspectos estruturais retro detalhados com a finalidade de registrá-los e preservá-los. Periodicamente o desenvolvimento do programa deve ser avaliado e, anualmente, deve passar por uma análise global que possibilite os ajustes necessários.

O documento base e suas alterações devem estar disponíveis aos agentes da fiscalização e a todos os funcionários,  seu cronograma anual indica claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e o cumprimento das metas do programa.

4.0 – Sinergia.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR 9), deve estar articulado com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (NR 7), com as demais Normas Regulamentadoras, com a legislação federal, estadual e municipal[d], pertinentes à segurança e saúde no trabalho, bem como, com as normas técnicas da ABNT visando à otimização da adequação legal e dos resultados das ações e medidas implementadas, assim como, dos resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (603.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com