TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão sobre as drogas e controle de danos em outros países

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Como o tema é tratado em outros países

Canadá:

No Canadá,apesar dos diversos casos de mortes por overdose (duas mil registradas só no ano de 2016,grande parte devido ao opioide fentanil) ouve um aumento no número de salas supervisionadas para o consumo de drogas injetáveis.

Em Montreal,o usuário,com sua própria droga,terá a sua disposição equipamentos adequados para o consumo,além disso o mesmo passará por uma triagem,esta que irá colaborar com pesquisas futuras em relação ao controle de qualidade de drogas,cada vez mais adulteradas e tóxicas.Ademais,o usuário estará em uma área de convívio,o que reduz a chance de uma overdose.

França:

Assim como o Canadá,a França é um país que utiliza de tratamentos para auxiliar e proteger os usuários de drogas.Apesar do uso do crack ainda ser um fenômeno marginal,ele ainda é estável,diferente da cocaína,esta que é consumida por uma grande quantidade de pessoas,atingindo todos os meios sociais,ainda mais nos jovens,chegando até mesmo a atingir os estudantes do ensino médio.

A França,atualmente conta com centros de tratamento,com tratamento gratuito,com assistência multidisciplinar,incluindo assistentes sociais,psicólogos,psiquiatras e enfermeiras.

Portugal:

Este país é considerado por muitos,um exemplo sobre o combate as drogas,não por acabar com o uso,mas por cuidar de quem os usa,por não tratar o uso como crime,mas como doença.Este,que por sua fama,conseguiu reportagens em grandes jornais como o New York Times,Washington Post,Vox,entre outros.

Portugal foi o primeiro país a descriminalizar o uso e posse de tais substancias.Aqueles que eram pegos com produtos de uso pessoal,ao invés de serem detidos,os mesmos eram advertidos com uma pequena multa,ou obrigados a comparecer a uma comissão local,onde teriam informações sobre os tratamentos para redução de dano e serviços de apoio.Estas medidas levaram a redução de infecções por HIV,o que era muito comum nos anos 2000,antes das medidas atuais serem tomadas,a crise de opiáceos (derivado do ópio) se estabilizou rapidamente e o número de mortes por overdose caíram drasticamente.Portugal se mostrou um exemplo ao ajudar aqueles que precisam de ajuda,de modo que a fez ser admirada por outros países.

Alemanha:

A Alemanha tem um passado infeliz em relação as drogas,no final de 1980,em uma cidade chamada Frankfurt,mais especificamente na área do parque Taunusanlage.Lá,haviam cerca de 1,5 mil dependentes de heroína,com isso,as perdas por overdose não eram incomuns,chegando a 150 por ano.

Nos dias atuais,felizmente,o país conseguiu reverter esta situação.Após encontros mensais,nas quais não só políticos tinham voz,mas também policiais e representantes de organizações de ajuda a dependentes químicos,foram tomadas diversas decisões para melhorar a qualidade de vida destes usuários.

A maior delas foi a de oferecer terapias de substituição para usuários de heroína,que era a droga mais utilizada naquele momento.Este tratamento,tinha como objetivo melhorar as condições físicas e mentais dos pacientes,e,após isso,fazer com que eles sejam reintegrados no meio social.

Atualmente,a Alemanha atende cerca de 77 mil dependentes químicos em suas clinicas,e para quem não tem interesse no tratamento,eles dão a possibilidade de utilizar o produto dentro de uma sala supervisionada para que tudo seja feito com mais segurança,trazendo assim,menos riscos ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com