TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controlo do gene

Seminário: Controlo do gene. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Seminário  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

Descubra como é que o seu corpo envelhece e como pode contrariar os processos responsáveis pelo envelhecimento.

Actualmente já existem formas de fazer voltar o tempo atrás. Uma mulher ou homem com cerca dos 30 já não é uma cópia de há 30 anos atrás. Existiu uma evolução na imagem que uma certa idade aparenta, e parte dela é devido a certos comportamentos e hábitos alimentares. Saiba o que deve fazer para se manter com um aspecto jovem por muito mais tempo.

Uma ideia que deve manter presente: é necessário prevenir; aos 20 previne-se o que pode surgir nos 40, aos 30 nos 60 e assim sucessivamente. O corpo é uma máquina e a sua duração e aspecto não depende só da sua condição de fabrico, mas também da sua manutenção. A qualidade de vida é inversa ao envelhecimento, por isso aumentando a qualidade de vida diminui-se o envelhecimento. Atitudes como manter um peso baixo, boas horas de sono regulares, manter um nível de exercício diário são pontos essenciais para manter uma qualidade de vida elevada, filosofia fundamental para olear a máquina de cada um.

Controle a genética

A genética tem um papel fundamental na longevidade pois representa cerca de 25% da equação, o restante está ao alcance de qualquer um: condições e estilo de vida. O que interessa não são os genes que se possam ter mas o que se faz com eles. Os genes actuam ao nível do processamento das proteínas, no entanto, existe um gene que é activado ou não segundo o desejo parcial de cada um.

E então como é que pode influenciar os genes a mudar? Uma das formas é reconstituindo os cromossomas; estes têm pequenas substâncias nos seus terminais chamadas de telómeros que protegem os cromossomas da destruição. Cada vez que uma célula se reproduz, o telómero dessa célula fica mais pequeno. Cada vez que um telómero diminui, o DNA (macromolécula que contém a informação genética) começa a desfragmentar-se, tornando-se cada vez mais difícil de usar. Isto é a causa das células pararem de se dividir e de crescer para reparar o corpo. Quando isto surge, a célula deixa de ajudar o corpo e comete uma espécie de “suicídio”, contribuindo para o envelhecimento.

Mas o corpo também tem uma proteína chamada telomerase que automaticamente reconstrói e repara as terminações dos cromossomas, mantendo as células e o corpo saudáveis. No entanto, algumas células têm um limite de reprodução por isso não contém telomerase colocando assim um limite ao facto de algum tipo de renovação ser delimitado.

Como controlar os danos?

A quantidade de telomerase depende da genética de cada um, no entanto cada um pode influenciar o tamanho das terminações das células – os telómeros. Um dos factores que diminui estas terminações das células, levando ao fim da capacidade de se renovarem, é o stress. Está confirmado que se reduzir o stress na sua vida aumentará as hipóteses dos telómeros serem reconstruídos, reduzindo a probabilidade de ter células a morrerem, resultando assim em menos problemas relacionados com o envelhecimento.

Controle a inflamação do corpo

A energia do seu corpo advém não da carne que come mas sim das muitas centenas de mitocôndrias que estão nas células, que são as responsáveis por converter os nutrientes (comida) em energia, essencial para manter o corpo em funcionamento. As mitocôndrias são fundamentais para gerir o metabolismo que é um dos mais falados como um dos responsáveis pelo envelhecimento.

O grande problema é que quando as mitocôndrias transformam a comida em energia elas produzem oxigénio e radicais livres: moléculas que causam inflamações perigosas não só para as próprias mitocôndrias mas também para as restantes células quando se espalham por estas. É quase como se tivesse uma “lixeira” nas suas células, levando a uma inflamação capaz de causar muitos problemas relacionados com o envelhecimento.

Os danos causados pelas mitocôndrias chegam ao coração quando o corpo começa a ser ineficiente a consumir oxigénio e glucose. Os danos causados pelas mitocôndrias também afectam o cérebro sendo responsáveis por variadas doenças cerebrais, bem como pela diabetes. Pode também ser um factor que contribui para alguns tipos de cancro, pois quantos mais danos forem causados pelo oxigénio, mais o DNA é afectado. E quando o DNA é afectado, e tem de ser refeito vezes sem conta, isto pode levar ao surgimento de cancro.

Como controlar os danos?

No entanto, existe um certo poder na forma como pode controlar o funcionamento das células. Uma das formas é ingerir o maior número de alimentos que contenham flavonóides e carotenóides na sua composição, pois estes componentes são dos mais poderosos antioxidantes. Estes alimentos têm usualmente uma característica fundamental: a cor. Frutas e vegetais coloridos como o tomate, cenoura, laranja, frutos vermelhos, etc. Este tipo de alimentos ajuda a neutralizar a inflamação provocada pelos radicais livres causados pelo oxigénio.

Ingerir poucas calorias também ajuda a modificar o metabolismo de uma forma que faz com que os radicais livres sejam produzidos em menor quantidade.

Uma forma popular de combater a inflamação é a ingestão de uma aspirina diariamente.

Mantenha a células estaminais em boas condições

As células estaminais são ferramentas que desempenham um papel fundamental para recuperar do factor stress. No entanto, com a idade as células estaminais são perdidas pois são obrigadas a reparar os danos causados pelo stress, deixando o seu corpo ainda mais vulnerável aos efeitos causados pelo stress.

Por exemplo quando fuma, as células estaminais são enviadas para os pulmões para curar os danos causados pelo tabaco, mas quantas mais células estaminais forem enviadas para tratar uma inflamação (ex: reparar os danos de um escaldão causado pelo sol, ajudar a digerir as gorduras saturadas ou o álcool ingerido em excesso) maior será a hipótese de algo de mau acontecer com o seu corpo. Quantas mais células estaminais forem requeridas para tratar emergências maior a hipótese das células se transformarem em tumores, o que pode levar ao cancro.

Como controlar os danos?

As células estaminais devem ser preservadas para serem usadas em casos de emergência, não para curar escaldões provocados pelo sol ou reparar os danos de uma alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com