TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cursos Sobre O Controlo De Qualidade

Monografias: Cursos Sobre O Controlo De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

1.1 INTRODUÇÃO

A palavra Cimento Portanto é originada do Latim CAEMENTU que designava na Roma antiga, espécie de pedra natural de rochedo e não esquadrejada. A sua origem remonta a cerca de 4500 anos. O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado, em 1756, pelo Inglês JOHN SMEATON que consegue um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcário mole e argiloso. Em 1818, o francês Vicat obtém resultados semelhantes aos de SMEATON, pela mistura de componentes argilosos e calcários. Ele é considerado o inventor do cimento artificial.

Em 1824 o Construtor Inglês JOSEPH ASPDIN queimou juntamente pedras, calcário e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções, a mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento portland, que recebeu este nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhante as rochas da ilha Britânica de Portland.

1.2.OBJECTIVOS

Os principais objectivos do Controlo de Qualidade são:

A. Assegurar ao consumidor o produto por que espera .

B. A diminuição dos custos de produto.

O controlo de qualidade assegura ao consumidor o produto por que espera, velando para que as normas internas, nacionais e internacionais de qualidade sejam respeitadas.

O controlo de qualidade participa na diminuição dos custos de produção ao assegurar a fabricação do produto conforme as normas de qualidade, evitando o refúgio.

MISSÕES DO CONTROLO DE QUALIDADE

O Controlo de Qualidade é responsável por quatro tipos principais de actividade, nomeadamente:

• O controlo de qualidade propriamente dito ;

• A investigação ;

• A formação do pessoal ;

• O serviço de documentação.

O controlo de qualidade propriamente dito engloba:

- O controlo da qualidade das matérias-primas, para a correcção nas misturas.

- O controlo durante as diversas fases do processo fabril, de forma a garantir o comprimento das normas internas de qualidade.

- O controlo de produtos acabados ,o que certifica que os controlos em todas as fases de produção foram eficazes.

- O controlo dos aparelhos de medição, para garantir a sua precisão e fidelidade.

Investigação

Os resultados do controlo de qualidade fornece uma base de reflexão que leva as escolhas de matérias-primas ou de adição mais aptas, ao aperfeiçoamento fabris, etc.

Formação de pessoal

Para além do pessoal próprio, o controlo de qualidade tem um papel a desempenhar na formação de todos os colaboradores da empresa pois apresenta o aspecto de síntese das operações da fabrica.

Serviço de documentação

Compreende o arquivo de amostras e dos resultados das analises de qualidade.

O objectivo final deste curso, é dar ao operador do moinhos, do fornos, ao chefe de equipe da pedreira, ao analista químico do laboratório, um conhecimento a cerca do principio das fabricações , das linhas gerais dos processos fabris, do valor dos controlos de qualidade, das especificações e sua importância, das normas internacionais , da significação dos resultados das analises de qualidade etc.

Uma das formas de aferir a eficiência do controlo de qualidade é através do numero e natureza das reclamações dos usuários dos produtos fabricados pela empresa.

2 .CONTROLO DA QUALIDADE E MISTURA DAS MATERIAS-PRIMAS

Os ingredientes básicos para o fabrico de cimento portland consiste em calcário, conchas marinhas, magras ou gredas, os quais fornecem os elementos cálcicos, argila, argila xistosa, xistos ou areia, para fornecer a sílica, e a alumina; mineiro de ferro, limalha, ou materiais similares para fornecer os compostos férricos.

O numero de matérias primas necessárias para cada fabrico depende essencialmente da composição desta e do tipo de cimento fabricado.

Para se obter uma mistura consciente, das matérias primas, são continuamente colhidas amostras e analisadas, e as proporções ajustadas durante a mistura.

São colhidas então amostras que são analisadas de imediato. Nas fabricas modernas estas amostras e testes dão origem a registos no computador digital que ira controlar a composição e mistura das pilhas de matérias-primas.

2.1 CALCÁRIO

2.1.1 PARAMÊTRO DE QUALIDADE

O cimento é um aglomerante hidráulico resultante da mistura de calcário e argila, calcinada em fornos. As matérias primas utilizada na fabricação de cimento devem conter cálcio ( Ca ), Silício ( Si ), alumínio ( Al. ) e ferro ( Fé ), pois são estes os elementos químicos que , combinados, vão produzir compostos hidráulicos activos.

Os matérias correctivos mais empregados na industria do cimento são: areia, bauxite e minério de ferro. A areia é utilizada quando ocorre deficiência em SiO2, a bauxita é Oxido de alumínio hidratada e utilizada quando ocorre deficiência em Alumínio nas matérias primas, e o mineiro de ferro ( geralmente hematite ) é utilizada quando ocorre deficiência em ferro.

Os calcários destinados á fabricação de cimento devem ter:

• CaCo3>80%

• MgO <3%

• P2O5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com