TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convergência Do Rádio

Trabalho Universitário: Convergência Do Rádio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

JOVANE ROSA DE LIMA

CONVERGÊNCIA DO RÁDIO

Juiz de Fora

2009

JOVANE ROSA DE LIMA

CONVERGÊNCIA DO RÁDIO

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Projeto Experimental I, ministrada pela professora Gizele Carvalho Debortoli no curso de Comunicação Social, 7º período de 2009, noturno. Orientadora professora Liliana Glanzmann Vallejo

Juiz de Fora

2009

SUMÁRIO

I – QUESTÃO

1. Introdução

2. Objetivo

3. Justificativa

4. Formulação da situação problema

5. Hipótese

II – REVISÃO DE LITERATURA

III – METODOLOGIA

CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

BIBLIOGRAFIA

I – QUESTÃO

1. Introdução

O Rádio desde a sua criação tem sido usado na prestação de serviços, informação e entretenimento. Ao longo de sua história vários artistas alcançaram o estrelato, e repórteres e locutores alcançaram o auge da fama.

Como todas as mídias existentes, várias foram as transformações do rádio na procura de uma melhor forma de transmissão e recepção. Os equipamentos foram aperfeiçoados, as ondas expandidas e chegamos ao momento da convergência digital, que se faz necessária onde novos desafios despontam e que podem influenciar, e muito, no futuro do rádio, que ficou para trás diante das novas tecnologias.

2. Objetivo

Mostrar a evolução do rádio desde a sua criação: a inserção dos computadores nos estúdios com a automação, o rádio na internet, a digitalização das transmissões radiofônicas, com comparações entre os padrões, e uma análise utilizando livros, artigos, documentos, jornais, entrevistas e internet. A partir das primeiras transmissões radiofônicas serão apontado os pontos positivos e negativos dos novos modelos de rádio.

3. Justificativa

O rádio por sua portabilidade e imediatismo nas informações sempre foi considerado o maior veículo de comunicação do mundo. Aliado ao telefone pode-se transmitir um acontecimento com simultaneidade e alcançar os locais mais remotos do planeta através de suas ondas AM, FM, OC ou OT.

Com os avanços da tecnologia os aparelhos receptores ficaram menores, foram inseridos nos telefones celulares, mp3 e internet, influenciando ainda mais na portabilidade do veículo.

Por isso é importante estudar o futuro do rádio e suas funções...

4. Formulação da situação problema

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de adaptação, tal qual como está ocorrendo com o jornal e a tv, como está a situação do rádio?

5. Hipótese

Com o avanço da tecnologia foram criados outros modelos de rádio, diferentes do tradicional, que objetivam levar a informação à um grupo ou a várias pessoas. Com a indefinição de quando será adotado o padrão de rádio digital, no Brasil, várias alternativas estão sendo adotadas e serão apresentadas no projeto.

II – REVISÃO DE LITERATURA

A história do rádio começa em Cambridge - Inglaterra no ano de 1863 quando James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a existência das ondas eletromagnéticas.

O princípio da propagação radiofônica acontece em 1887, através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".

A industrialização de equipamentos se deu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres - Inglaterra pelo cientista italiano Guglielmo Marconi. Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia.

O rádio era exclusivamente "telegrafia sem fio", algo já bastante útil e inovador para a época, tanto que outros cientistas e professores se dedicaram a melhorar seu funcionamento como tal. Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (França), por exemplo, inventaram o "coesor", um dispositivo que melhorava a detecção. Não se imaginava, até então, a possibilidade do rádio transmitir mensagens faladas, através do espaço.

Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.

Lee Forest, desenvolveu a válvula triodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o triodo para amplificar e produzir ondas eletromagnéticas de forma contínua.

Também no Brasil o rádio crescia: um Padre-cientista gaúcho, chamado Roberto Landell de Moura, construiu diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com