TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convidar Novos Amigos

Trabalho Escolar: Convidar Novos Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS- CONTABILIDADE- ETAPA-4

Sociedade Anônima

Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.

A sociedade anônima rege-se por lei especial, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposições do código civil.

Quando a lei exigir que todos ou alguns sócios sejam brasileiros, as ações da sociedade anônima revestirão, no silêncio da lei, a forma nominativa.

Qualquer que seja o tipo da sociedade, em sua sede ficará arquivada cópia autêntica do documento comprobatório da nacionalidade dos sócios.

Não haverá mudança de nacionalidade de sociedade brasileira sem o consentimento unânime dos sócios ou acionistas.

Companhia Aberta:

• Nela, a captação de recursos é realizada junto ao público. Os valores mobiliários (ações ou debêntures) são admitidos em negociação em bolsas ou no mercado de balcão. Além dos incentivos fiscais concedidos aos acionistas e à própria empresa, a sociedade anônima de capital aberto (Cia. Aberta) possui grande vantagem quanto à captação de recursos junto ao público, recursos esses que, muitas vezes, são “mais baratos” em relação ao mercado financeiro (crédito), e não há obrigação liquida e certa do reembolso.

Companhia Fechada:

• É a companhia que não recorre à poupança pública e obtém recursos entre os próprios acionistas para formação de seu capital próprio, sua ação não é cotada em bolsa, é sociedade tradicional, restrita a pequenos grupos.

Formas de constituição jurídica Comente sobre este tipo de sociedade

Cooperativa Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. Lei nº 5.764/71.

Associação Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.

Fundação Fundação pode ser definida como uma instituição de caráter social, criada e mantida por iniciativa particular ou do Estado, com finalidades filantrópicas, educacionais e etc, tendo, como fundamento de sua existência, um patrimônio destinado a um fim.

Sociedade em conta de participação- SCP É um contrato de investimento comum em que duas ou mais pessoas se reúnem para a exploração de uma atividade econômica.

Sociedade Capital e Indústria Sociedade em nome coletivo,

Sociedade limitada,

Sociedade por ações(lei das S/A).

Consórcio de Empresas O consórcio empresarial é a união de várias empresas com afinidade de realizar um empreendimento ou participar de negociações geralmente maiores do que a capacidade individual de cada participante.

Joint Venture

Uma sociedade crida por duas ou mais empresas, especificamente para explorar determinados tipos de negócios.

Dados Sociedade Empresária

Limitada Sociedade Anônima

Autorização inicial

Característica da

razão social É obrigatório constar na identificação da sua tipicidade através da inclusão da expressão “Limitada” ou Ltda. .É obrigatório constar na identificação da sua tipicidade através da inclusão da expressão “Sociedade Anônima” ou S/A.

Nome fantasia No nome fantasia pode ser abreviado ou por extenso ; Limitada,LTDA. No nome fantasia pode ser abreviado ou por extenso.Companhia, Cia ou Sociedade Anônima S/A.

Depósito inicial para abertura da empresa O custo médio é de R$ 2.038 e este valor varia 274% entre os estados brasileiros. O custo médio é de

R$ 2.038 e este valor varia 274% entre os estados brasileiros.

Nome descritivo da posse da parte capital social O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio. Tem o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscrita ou aquiridas.

Do prazo de duração

Dos valores mínimos

do capital social Não existe nenhuma previsão legal de forma geral e abstrata de capital social mínimos para a constituição da sociedade limitada porque isso vai depender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com