TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convidar Novos Amigos

Monografias: Convidar Novos Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Para que serve a Geografia

A Educação e a Geografia no Período da Ditadura Militar Brasileira

A Geografia é a ciência que estuda o espaço não somente na perspectiva espacial, mas também na política sócio econômico e Cultural. Na Guerra Fria no conceito geopolítico teve que mudar materiais didáticos e era bem rigorosa sua supervisão e elaboração. Os debates e as questões políticas foram proibidos e aqueles que faziam eram perseguidos por todo o território Geográfico. Isso nos trás danos até hoje no âmbito educacional, pois nas disciplinas de História e Geografia despolitizadas e esvaziadas pelos estudos sociais.

O cidadão que teve sua educação formalmente constituída sob estes parâmetros (repressões da ditadura) cria uma visão limitada a respeito da geografia.

No Brasil o período da ditadura marcou pela profunda e severa repressão a liberdade de pensamentos, debates de idéias, liberdades individuais, expressões dentre outros, fundamentadas principalmente no ato institucional nº 5 (AI-5)¹ - nesse período o país ficou conhecido na historiografia como “os anos de chumbo”, onde a educação era voltada para a formação de indivíduos adequados a nova ordem social.

O ensino da Geografia passou a ser um dos maiores instrumentos de manipulação (alienação).

Educação Tecnicista – também contribuiu para que a Geografia fosse vista de forma singular e buscavam mão de obra superficial.

A intervenção do Estado na Educação já vem antes da era militar, em meados de 1930 devido a expansão capitalista (divisão do poder com novos setores ligados a industrialização de substituição de importações) ensino para promover a racionalização e preconização alunos vistos como incapazes, impedindo-os de racionar, analisar e interpretar, criticar aulas controladas pelo professor – prática discursiva (controle grupal) – só o professor fala e o aluno escuta – aulas expositivas torna o aluno mais fácil de ser manipulado.

Educação Moral e Cívica e Estudos Sócias – essa visão do estudo da Geografia é duradoura se não permanente visto que a ditadura durou 21 anos no Brasil e que tiveram esse modelo de educação puderam se tornar professores esses passaram à diante o mesmo modelo por mais ou menos 25 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com