TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convide Amigos Para Entrar No Wish

Pesquisas Acadêmicas: Convide Amigos Para Entrar No Wish. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2013  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  5.387 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Disciplina: CIDADANIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

Nota

1. Defina: Política e Civismo

Política – é a ciência do governo dos povos; a arte de dirigir as relações entre os estados; a arte de bem governar a cidade (polis).

Civismo – devoção pelo interesse público; patriotismo; conjunto de atitudes e valores patrióticos que se espera encontrar no indivíduo componente da polis.

2. Responda:

a) O que é Teologia Política? É o ramo da filosofia política e da teologia que investiga a conexão entre política e religião e o resultado desta interatividade, bem como busca orientação bíblica e espiritual para o exercício da cidadania sob a regência das Sagradas Escrituras.

b) Que importância tinha a Teologia Política no mundo antigo, na relação entre governo e religião? Favorecia tanto o estabelecimento como a manutenção dos sistemas imperiais.

c) O que é autoridade? Condição que dá a pessoa de-legada o direito de se fazer obedecer e de deliberar em nome da sociedade que representa e conforme o estabelecido na forma da lei. É o direito de exercer o poder.

3. Assinale a alternativa correta:

As dispensações:

a) ( ) são concessões dadas ao homem para governar.

b) ( ) são períodos probatórios em que Deus puniria o homem por suas transgressões.

c) (x) são períodos probatórios em que Deus exerceria seu governo com base na revelação dada.

d) ( ) são elementos probatórios constituintes do direito dispensacional.

4. Há uma relação entre Teologia Política e Teísmo. Justi-fique: Sendo a Teologia Política um ramo que busca a conexão entre política e religião, a relação desta com o teísmo se dá pelo fato deste afirmar que Deus existe e se interessa pelos homens exercendo influência sobre eles, intervindo na história da humanidade castigando ou responsabilizando-os por seus atos.

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

Nota

1. Que fatos evidenciam a existência de um sistema político antes da criação de Adão? Ezequiel 28 descreve a existência de um sistema político pré-adâmico; Jó 38 fala sobre o exercício da soberania de Deus desde os primórdios do universo; a hierarquia angelical e a estrutura funcional se dá antes de Adão, onde seres invisíveis aos homens cumprem ordens de Deus.

2. Que consequências trouxe a ausência de leis e instituições políticas durante o período da dispensação da consciência? Produziu uma sociedade perversa cuja maldade levou Deus a destruí-la através do dilúvio (Gn 6:1-12).

3. Em que consistia as principais atribuições do governante nas primeiras comunidades urbanas? Representar a comunida-de, promover a paz e a justiça e gerenciar as atividades de interesse coletivo.

4. Por que os israelitas pediram um rei a Samuel? Porque queriam uma política mais consistente e uma unidade nacional que permitisse enfrentar os povos vizinhos que ameaçavam invadir seu território, principalmente os filisteus.

5. Que rei logrou consolidar o reino de Israel com todas as instituições civis organizadas? Salomão.

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 3

Nota

Faça uma redação reflexiva (fruto do pensar, concluir e deduzir) de no mínimo 25 linhas, com base nas verdades e princípios bíblicos apresentados nos Capítulos 1, 2 e 3, sobre o tema: A IGREJA CONTEMPORÂNEA E A POLÍTICA.

Desde os primeiros agrupamentos populacionais o homem se preocupou em se organizar politicamente sob a liderança de um chefe representativo. Porém, ao longo do tempo sofreu Perse-guições por parte dos governos fazendo com que os cristãos se retraíssem e se acomodassem se tornando subservientes aos regimes políticos, principalmente os totalitários. Essa submissão e falta de ação deixou como herança à igreja contemporânea a ideia defendida por muitos de que o cristão não deve ser envolver em política.

Porém, o crente tem que ser consciente da responsabilidade de ser um cidadão melhor do que aquele cidadão que não conhece a Palavra de Deus, assumindo a sua posição de sal da terra e luz do mundo. O cristão não pode estar alheio às coisas que acontecem ao seu redor, pois tem um papel importante de difusor de luz e irradiador das obras de Cristo, que devem ser vistas por todos os homens a fim de que glorifiquem a Deus e isso não exclui a política.

É através da ação política que o cristão tem a oportunidade de contribuir mais efetivamente com o bem social. E isso tem se constituído num verdadeiro desafio para a Igreja na construção de uma consciência política saudável que a leve a uma militância eficiente. Obviamente que a igreja não deve se dedicar e defender bandeiras ideológicas ou políticas, pois nem Cristo e nem seus discípulos agiram como militantes políticos.

Destarte certos pregadores demonizarem a política sob a alegação de ser um sistema corrupto, isso não justifica a ne-gligência do povo cristão em não participar do processo político. Muitos homens do Antigo e Novo Testamento fizeram parte da administração em seu tempo.

Portanto, fazer política séria é ter consciência de que num sistema representativo como o brasileiro, o voto do cristão permite que os representantes eleitos ajam em nome do povo evangélico. E esses representantes devem prioritariamente, serem homens de fé, éticos e comprometidos com os valores do Reino de Deus, não precisamente pastores, mas líderes cristãos conscientes do papel da Igreja na terra e compromissados em honrar aqueles que os elegeram.

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 4

Nota

Através do estudo do capítulo 4 você tomou conhecimento sobre a visão e o Projeto de Cidadania Quadrangular que se refere às responsabilidades sociais e políticas de cada Membro da Igreja e do Ministério da IEQ. Diante do tema tratado, apre-sente sua conclusão, em no mínimo 20 linhas, sobre o tema:

“Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com