TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convide Seus Amigos

Trabalho Universitário: Convide Seus Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

As instalações causam um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação. E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação, e criaram até uma organização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Pode parecer uma catástrofe, mas, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidrelétrica até que não é ruim. Quando consideramos os riscos ambientais, as usinas nucleares são mais perigosas. E, se pensarmos no clima global, as termoelétricas - que funcionam queimando gás ou carvão - são as piores, pois lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa. A verdade é que não existe nenhuma forma de geração de energia 100% limpa. .Toda extração de energia da natureza traz algum impacto. Mesmo a energia eólica (que usa a força do vento), que até parece inofensiva, é problemática. Quem vive embaixo das enormes hélices que geram energia sofre com o barulho, a vibração e a poluição visual

As usinas hidrelétricas também podem impactar o ambiente. Segundo a análise socioambiental do plano, dos 71 projetos previstos no documento, três são considerados de "impacto extremamente significativo": Estreito, que está em construção no rio Tocantins (entre Tocantins e Maranhão); Belo Monte, no rio Xingu (Pará), e Marabá, também no rio Tocantins (Pará).

Desses 71 projetos, 11 interferem diretamente sobre unidades de conservação --áreas importantes ambientalmente como parques nacionais ou estações ecológicas, entre outras. E o plano prevê crescimento do aproveitamento do potencial hidrelétrico da bacia amazônica, onde devem ser feitos 15 empreendimentos.

O impacto social das hidrelétricas também não pode ser ignorado: segundo a análise socioambiental, 89.815 mil pessoas devem ser afetadas por 54 projetos de hidrelétricas --26.274 pessoas na área urbana e 63.541 pessoas na área rural.

Porém, segundo o Ministério de Minas e Energia, a implantação das hidrelétricas trará benefícios para o país, como a abertura de 171.670 postos de trabalho nas diversas regiões do Brasil, considerando somente empregos diretos criados pela construção das usinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com