TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação do trabalho de produção na planta

Seminário: Coordenação do trabalho de produção na planta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Seminário  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica é necessário que o PCP faça um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano-mestre da produção (PMP). De acordo com Corrêa (2001), o PMP é o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais. Através do PMP são declaradas as quantidades planejadas, baseadas nas expectativas da demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta atualmente e vai contar no futuro. Estas quantidades dirigem os sistemas de gestão detalhada de materiais e da capacidade. De uma maneira mais simplificada, Russomano (2000) explica que o PMP é uma determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica. Comenta também que pelo PMP é representado o que está planejado para produzir, expresso em quantidades e datas de modelos específicos. Similarmente, Slack (1999) apresenta o PMP como sendo um documento que contém a quantidade dos produtos e os momentos em que eles devem ser produzidos.

Referente aos objetivos do plano, Corrêa (2001) comenta que a principal função do PMP é balancear e coordenar suprimento e demanda dos produtos acabados, período a período, definindo programas detalhados de produção de forma a suportar os planos agregados desenvolvidos. Acrescenta ainda que, através do PMP, é possível verificar as seguintes alternativas para tomada de decisões:

 Utilização de estoques de produtos acabados;

 Necessidade de uso de horas-extras e sub-contratação;

 Gerenciamento da demanda;

 Variação dos tempos de promessa de entrega;

 Combinação de gerenciamento de suprimentos, demanda e lead times;

 Recusa de pedidos que não possam ser entregues na data solicitada.

Para a elaboração do PMP, vários fatores são importantes e devem ser levados em consideração. Russomano (2000) destaca os seguintes:

 Verificação da quantidade de pedidos;

 Disponibilidade de materiais;

 Capacidade da produção.

Além disso, ao elaborar um PMP inicial, o PCP deve também analisar e verificar as necessidades e os recursos disponíveis, bem como também identificar possíveis gargalos nos processos, os quais possam inviabilizar a execução dos trabalhos (TUBINO, 1999).

Dependendo do tipo de produção analisada, o PMP pode ser elaborado de diferentes maneiras, normalmente adequando-se à realidade da empresa

2.2 Planejamento estratégico

As empresas não sobrevivem eternamente se ficarem na mesmice, é preciso, inovar, ousar, a visão empreendedora precisa estar na mente dos Gestores, precisam ter sempre esses espíritos e conseguindo unir esse espírito de inovação juntamente com um lado mais humano, saber lidar com pessoas, com os colaboradores, clientes, fornecedores, etc... Se completariam as quatro visões que se complementam possibilitando a elaboração de um Planejamento Estratégico de sucesso.

Pereira (2010, pg.47), define Planejamento Estratégico: “ Um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competências) e fracos (incompetências ou possibilidades de melhorias) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégicas com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade.”

Os autores Chiavenato (2003, pg 39) preferem definir Planejamento Estratégico como “um processo de formulação de estratégias organizacionais, no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela esta atuando.”

É possível observar que o apesar de cada autor desenvolver seu conceito escrito de formas diferenciadas, todos tratam como um processo que, tomam-se decisões para conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta para as empresas. Conhecendo o mercado em que estiver inserida a empresa, as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos da empresa devem-se criar as ações estratégicas e para isso precisa-se definir objetivos e metas. Oliveira (2007 pg.52/53) define o objetivo dentro do Planejamento Estratégico como “o alvo ou situação que se pretende alcançar. Aqui se determina para onde a empresa deve dirigir seus esforços.”

2.3 Layout

O Layout industrial influencia diretamente nos resultados da Gestão do Processo, refletidos na produtividade e no custo do produto. A distribuição física do ambiente deve estar de acordo com a sequência operacional, reduzindo as perdas por deslocamento de materiais e de pessoal e contribuindo com a gestão visual. É comum, na indústria de confecções, a terceirização de partes do processo por facções de costura, estamparias, bordados, modelagem, corte, acabamento, etc., e toda a empresa, independentemente de ser própria ou terceirizada, deve estruturar sua gestão com a definição de um layout conforme a sequência operacional, com o objetivo de reduzir as perdas por deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com