TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coorelação Entre As Desigualdades Sociais De gênero, Raça E Etnia.

Pesquisas Acadêmicas: Coorelação Entre As Desigualdades Sociais De gênero, Raça E Etnia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Faça uma corelação entre as desigualdades sociais de gênero, raça e etnia. E aponte as principais implicações no desenvolvimento social do Brasil. (25 linhas)

A desigualdade social (de g gênero, raça e etnia) sempre esteve presente na história do Brasil e do mundo, dependendo de cada local os índices de desigualdade podem ser maiores ou menores, e os motivos são muitos.

No Brasil a desigualdade social tem um nível bem elevado, a começar pela desigualdade social de gênero, a mulher durante anos vem e continua lutando por seus direitos, apesar de já terem conquistado muitos direitos ainda falta muito, toda essa luta deu direito a elas de votarem, porém são poucas que ocupam algum cargo político, conquistaram o direito de estudar, mas ainda são poucas aquelas que dominam as ciências exatas, hoje a participação da mulher no mercado de trabalho é bem maior, contudo apesar de terem a mesma carga horária que os homens ganham menos que eles.

Apesar de o nosso país ser muito diverso na raça, o preconceito ainda é muito grande, e isso nós podemos ver no dia a dia, nos jornais, na Tv e na internet, quando um negro faz algo errado o primeiro pensamento das pessoas é “é um bandido que oferece riscos a população e merece ficar na cadeira” e o branco quando é descoberto as pessoas vem de outra forma “faltou amor dos pais” ou “tem problemas psicológicos” algo assim, e logo no nosso país onde existir pessoas de todas as raças: brancos, negros, amarelos, pardos e índios, não deveria haver tanto preconceito, a desigualdade não é só na forma de como cada um é visto mas também falta acessibilidade por parte desse povo a educação, ao lazer e a saúde.

Entende-se por etnia fatores culturais como: religião, forma de se vestir, a língua, as tradições, ou seja, a cultura de cada povo. Aqui no Brasil pode-se citar como desigualdade social de etnia a intolerância religiosa, que é quando alguém ou um grupo de pessoas não aceitam a religião do outro e partem para violência, repercutiram alguns casos que pessoas invadiam igrejas católicas e faziam atos de vandalismo, quebrando objetos sagrados da igreja e atiando fogo nas cujas.

A desigualdade social está presente em todo o mundo, não é um problema local ou de países mais baixos, mas sim um problema que vemos no dia a dia, a sociedade brasileira precisa entender que enquanto as leis não forem seguidas rigorosamente não resolverá esse problema das desigualdades ocorridas no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com