TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corretora Ded Valores

Trabalho Universitário: Corretora Ded Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Corretora de Valores

As corretoras são, em geral, membros de uma bolsa de ativos (exceto as de seguro) que adquirem uma mesma parte do ser patrimônio (título da bolsa) e, em conseqüência, tem o direito de operar em todos os segmentos em que a bolsa atua (FARIA, 2003, p. 23). As corretoras de valores podem ser entendidas como instituições financeiras que operam no mercado de valores e títulos, comprando, vendendo e administrando esses valores como representante dos investidores, podendo elas, serem pessoas físicas ou jurídicas. São instituições típicas do mercado acionário, operando com a compra, venda e a distribuição de títulos e valores mobiliários por conta de terceiros. Elas fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias (FORTUNA, 2008, p. 37).

Entre suas funções estão, de acordo com Galvão (2006):

Promover ou participar de lançamento público das ações;

Fazer a administração e a custódia das carteiras de títulos e valores mobiliários;

Organização e administração dos fundos e clubes de investimentos;

Operar em bolsas de mercadorias e futuros, por conta própria e de terceiros;

Operações de compra e venda de metais preciosos e moedas estrangeiras, por conta própria e de terceiros; e

Prestação de serviços de assessoria técnica em operações inerentes ao mercado financeiro

COMO ABRIR ?

Não é possível simplesmente "abrir" uma corretora de valores. As corretoras são todas sócias, são as donas da BOVESPA. Isso porque possuem títulos patrimoniais da Bolsa. (também chamados de "cartas patente").

Portanto uma corretora só pode funcionar, intermediar negócios com ações, se possuir títulos patrimoniais da BOVESPA. Esses títulos são limitados e todos já têm donos.

Por isso para ter uma corretora de valores de início você precisa comprar de alguma outra corretora um título patrimonial. Fora isso tem toda a burocracia, uma série de requisitos da CVM e do Banco Central a serem seguidos, afinal corretora de valores é uma instituição financeira parecida com um banco.

Existem as distribuidoras de valores que são praticamente corretoras, mas não possuem títulos patrimoniais. Funcionam como uma corretora mas não podem intermediar os negócios (comprar e vender ações na bolsa). Toda distribuidora é cliente de uma corretora, que efetua os negócios na bolsa.

Economia de Escala –  a corretora funciona em função dos horários de pregão, com isso faz-se necessário no minimo ter dois turnos, já que o pregão inicia seu leilão as 9 horas e termina as 19:30 (incluindo o after marketing). Devido a demanda, faz-se necessario ter menos turnos e mais funcionários.

Novos entrantes – vantagens :

Muito comum um novo entrante oferecer corretagens mais baixas para atrair clientes.

Considerando a precariedade de novas plataformas de operações, já que as mesmas encontraram-se em ajustes, entra no caso de custo beneficio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com