TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Couro Cabeludo

Artigos Científicos: Couro Cabeludo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 16

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo CABELO

CABELO

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: theodoro 08 outubro 2013

Palavras: 3934 | Páginas: 16

1. Aspectos emocionais e comportamentais relacionados aos cabelos.

Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada, em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.

Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.

Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.

Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.

Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal. Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

2. Anomalias do fio e do couro cabeludo,indicações de tratamento e algumas técnicas eletroterápicas de estética e terapia capilar.

Dermatite Seborreica - doença não contagiosa, mas crônica, que ocorre em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas (que produzem oleosidade). Os sintomas são descamação e vermelhidão discreta da área afetada, que fica irritada e coçando. A doença também pode aparecer na barba, na sombrancelha e nos cílios. O tratamento para esta doença consiste no uso de shampoos anti-seborréicos à base das seguintes substâncias: coaltar, ácido salicílico, piritionato de zinco ou sulfeto de selênio.

Caspa - ocorre em função da morte das células da superfície da epiderme (camada mais externa da pele). O sugirmento da caspa ocorre devido a renovação muito rápida dessas células, que acaba provocando uma queratinização imperfeita. As secreções da glândula sebácea e os restos de células se misturam a microorganismos, que são os germes que se alimentam do sebo, formado substâncias que irritam o couro cabeludo e causam coceira.

Alopécia - é a ausência total ou parcial dos cabelos, sendo que sua forma mais característica é a calvície. O tratamento da calvície pode retardar ou interromper o processo, e quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Os tratamentos disponíveis são:

• A finasterida é um medicamento utilizado no tratamento da calvície com bons resultados na interrupção da queda e no fortalecimento de capilar.

• Minoxidil para uso local em loções com resultados favoráveis, porém tem que ser usado por vários meses (3-4 meses).

• Para o tratamento da seborréia, recomenda-se o uso de sabonetes sulfurosos, xampus à base de coaltar, zinco ou cetoconazol.

A suspensão do uso poderá acarretar a queda dos cabelos recuperados, voltando à situação inicial. Medidas gerais tais como correção dos distúrbios emocionais, alterações hormonais, deficiências dietéticas, controle de pressão arterial, evitar o uso exagerado de descolorantes ou tinturas. Uma vez estabelecida a calvície o único recurso terapêutico é implante de cabelos, que até o momento vem apresentando resultados satisfatórios.

Tricoptilose - rompimento na ponta do pêlo, dividindo em duas ou mais pontas. A causa é o uso excessivo de produtos químicos. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro. Também conhecido como "ponta dupla".

Trichonodosis - presença de nó no fio do cabelo, ocasionando fratura nas hastes. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro.

Tínea Capitis - tipo de micose contagiosa, produzida por parasita do tipo fungo. Essa infecção é mais comum em crianças. O tratamento é feito com antimicóticos e antibióticos de uso local.

Eczema ou Dermatite - sensação de coceira, seguida por inchaço. O ácido salicílico remove as células mortas da pele do couro cabeludo e diminui a velocidade com que essas células são criadas. Contudo, a eliminação do fungo exige atenção maior para evitar reincidencia. Os agentes antifúngicos mais comuns são o Piritionato de Zinco, o Sulfeto de Selênio e o Cetoconazol.

Pitiríase Versicolor - tipo de micose contagiosa, caracterizada por escamações no couro cabeludo e manchas que se iniciam no pescoço e espalham-se até o tronco. As manchas podem ser claras, escuras ou avermelhadas. O tratamento é feito com antimicóticos e antibiótico de uso local.

Pediculose - é uma infestação produzida por um parasita - o piolho. Seu sintoma mais comum é coceira intensa no couro cabeludo e na base da nuca. O tratamento é feito com produtos parasitoriários de ação local.

Foliculite - infecção do folículo piloso causada por bactérias. Seus sintomas podem ser superficiais (pústulas que não comprometem o pêlo) ou podem ser profundos (caracterizado por nódulos que deixam cicatrizes). Tratamento feito com o uso de antibiótico receitado por um profissional da área de saúde.

3. Tratamentos capilar

1. ULTIMATE TREATMENT

Marca: Lanza

Indicado para: cabelos ressecados, quebradiços e com química.

Como é feito: primeiro os fios são lavados com um xampu de limpeza, para remover os resíduos, depois se aplica uma máscara à base de queratina, aminoácidos e proteínas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com