TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES PATOLOGIAS DO COURO CABELUDO E SITUÇÕES DE URGÊNCIA QUE OCORREM NUM CENTRO DE ESTÉTICA OU SALÃO DE BELEZA

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

GRÁFICO

Neste gráfico apresentam-se as incidências em percentual das principais doenças que acometem o couro cabeludo e situações de urgência e emergência em Centros de Estética, que são:


  1. DIFERENTES PATOLOGIAS DO COURO CABELUDO E SITUAÇÕES DE URGENCIA QUE OCORREM NUM CENTRO DE ESTÉTICA OU SALÃO DE BELEZA.

A entrevista foi realizada na cidade de Moema Minas Gerais com duas (4) profissionais da beleza que atuam na área capilar: Edna Rodrigues de Souza Pinto (de 36 anos de idade e 12 de profissão), Kênia Márcia Oliveira (de 44 anos e 26 de profissão), Geisy Gontijo (de 41 anos e 10 de profissão), Adriano Santos (de 50 anos e 15 de profissão).

Por meio de um questionário obteve-se informações sobre as incidências de algumas patologias do couro cabeludo e de situações de urgência e emergência que podem ocorrer em salões de beleza ou centros de estética. Através de uma analise sobre as perguntas identificaram-se as principais doenças do couro cabeludo e as         situações de urgência e emergência que ocorreram nos estabelecimentos dos profissionais entrevistados, e também as orientações que os profissionais da área passaram ou realizaram
aos seus clientes sobre as patologias e nas situações de urgência e emergência.

Primeira Pergunta buscou identificar sobre o couro cabeludo, e as principais doenças obtidas, assim como qualquer outra parte do corpo, o couro cabeludo está sujeito a contrair diversas doenças como: pediculose, alopecias, dermatite seborreica, psoríase, dermatite de contato e outras. Os possíveis sintomas são: queda de cabelo, a não renovação natural dos fios, descamação, irritação, eritema, prurido, entre outras. Sabendo disso, os profissionais já se deparam com alguma dessas patologias, e a que mais ocorreram em seus centros de estética foi o da pediculose, que nada mais é a incidência de piolhos na cabeça.

O piolho é um inseto que se alimenta de sangue, se proliferam com bastante rapidez, essa doença recebe o nome de Pediculus Humanus Capitis. Seu principal sintoma é a coceira e a partir dela podem surgir feridas devido ao ato de coçar. Os profissionais salientam que caso demore começar o tratamento desta patologia a pessoa pode-se contaminar e ficar anêmica devido à perda de um bom volume de sangue. Também segundo os profissionais é normal que uma pessoa perca cabelos com frequência, pois em proporções naturais faz parte do próprio processo de renovação dos fios capilares, mas, quando este acontecimento se se torna em excesso, ou não há a renovação dos fios que caem normalmente, o indivíduo tem uma alopecia. Essa doença é mundialmente conhecida como calvície. Diante os argumentos usados pelos esteticistas a queda de cabelo é bem mais comum do que se pensa e que se difere da masculina por apresentar em seu quadro a diminuição da densidade capilar. Quem mais idealizou este questionamento foi a profissional Kênia, que relatou que há clientes com esses quadros, e também dissertou que em seu salão obteve-se muitas pessoas com outros problemas citados a cima. Já os outros profissionais já se depararam como outras doenças como as caspas que são bem comuns na sociedade, eles revelam que nunca se depararam a doença em si que é dermatite seborreica. Por uma analise nos relatórios efetivados pelos mesmos, observou-se que a caspa é como uma doença de grau mais leve, enquanto a dermatite seborreica se apresenta com sinais clínicos mais incômodos e graves.

Adriano dissertou que psoríase é uma doença de causa desconhecida, mas bastante frequente, ele descreveu que neste caso acontece com sinais clínicos uma descamação intensa e esbranquiçada, seca e aderente que ultrapassa os limites do couro cabeludo, diferentemente da dermatite seborreica. Os quatros profissionais dizem ter se deparado mais de uma vez com clientes acometidos por micoses no couro cabeludo (pitiríase).

Em caso de emergência nos contextos abordados a cima faz-se necessário a procura de um medico imediato, pois, estes são considerados um fator que ameaça à vida do sujeito, consequentemente trás sofrimento intenso ou risco de lesão permanente. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito. Já a urgência é considerada uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com