TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Produtiva Do Couro

Ensaios: Cadeia Produtiva Do Couro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 4

Cadeia produtiva do couro

A cadeia produtiva do couro abrange vários setores dentre esses os curtumes, calçados, maquinas, componentes para calçados de couro, artefatos, artigos de viagem, entre outros.

O Brasil por ser um dos maiores produtores de rebanhos bovinos do mundo, ocupa um lugar de destaque na produção mundial de couros, ficando atrás somente dos EUA, Rússia, Índia e Argentina. A indústria brasileira de couro possui cerca de 450 curtumes, sendo que por volta de 80% são considerados de pequeno porte.

A qualidade do couro depende de alguns fatores, dentre esses cuidados desde a criação do rebanho, com o controle de parasitas, formas adequadas de identificação, condução, confinamento, transporte dos animais.

O couro é a pele animal que passou pelo processo de limpeza, estabilização (dada pelo curtimento) e de acabamento. O processo de transformação de peles em couros é normalmente dividido em três etapas principais: ribeira, curtimento e acabamento. O acabamento, por sua vez, é dividido em “acabamento molhado”, “pré-acabamento” e “acabamento final”.

Os curtumes são normalmente classificados em função da realização parcial ou total destas etapas de processo.

Sendo que, tem-se os seguintes tipos de curtumes:

• curtume integrado: capaz de realizar todas as operações, desde o couro cru (pele fresca ou salgada) até o couro totalmente acabado.

• curtume de “wet-blue”: processa desde o couro cru até o curtimento ao cromo ou descanso enxugamento após o curtimento, “wet-blue”, devido ao aspecto úmido e azulado do couro após o curtimento ao cromo.

• curtume de semi-acabado: utiliza o couro “wet-blue” como matéria-prima e o transforma em couro semi-acabado, também chamado de “crust”. sua operação compreenderia as etapas, desde o enxugamento ou rebaixamento até o engraxe ou cavaletes ou estiramento.

• curtume de acabamento: transforma o couro “crust” em couro acabado. corresponde às operações desde cavaletes ou estiramento ou secagem até o final (estoque / expedição de couros acabados). Há quem também inclua nesta categoria os curtumes que processam o “wet-blue” até o seu acabamento final.

O processo de industrialização

Após a chegada do animal ao frigorífico, este é abatido e o seu couro levado ao salgador. O salgador é o local onde ocorre a salga do couro para aumentar o período de conservação. A salga é necessária quando se vai transportar o couro por longas distâncias.

Em geral, quando o frigorífico realiza a salga, ele cobra um ágio de 25% sobre o preço final, vendendo um couro com um teor de água 20% menor. O tempo médio da salga é de 5 dias. Chegando ao curtume o couro salgado é reidratado, passando pelas fases de classificação, recorte, pesagem, marcação e pré-descarne (retirada da gordura e da carne aderida ao couro).

Findo esse processo, o couro vai para os fulões, onde é realizado o remolho e o caleiro, para eliminação de cabelos (através da adição de cal e sulfeto de sódio) e preparação do couro para o curtimento.

O processo de curtimento

O curtimento é assim chamado, pois é a fase onde o couro será curtido, ou seja, receberá produtos químicos que agirão sobre o couro tornando-o resistente e imputrescível.

Pode ser feito de duas maneiras: com taninos vegetais ou minerais.

O curtimento vegetal, realizado com tanino de acácia (mimosa) é pouco utilizado, todavia tem como principal vantagem o apelo ecológico, já que o tanino é extraído de uma árvore,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com