TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimes virtuais

Por:   •  14/4/2016  •  Artigo  •  4.295 Palavras (18 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 18

CRIMES VIRTUAIS NAS REDES SOCIAIS

Eber Vinycius Oliveira Costa[1]

        Elisângela Lopes de Lima[2]

RESUMO

Estamos todos os dias e a todo momento conectados à rede mundial de computadores, a Internet, sendo as redes sociais um dos veículos utilizados para essa conecção. Os sites mais utilizados enquanto redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube), são sites de entretenimento e pesquisa que, muitas vezes, estão lotados de vírus que acabam passando despercebidos pelas pessoas. Devido ao descuido dos usuários da internet e avanço da tecnologia em favor das pessoas mal-intencionadas, os casos de crimes virtuais se tornaram algo preocupante, em razão da facilidade com que os criminosos conseguem informações e a forma com que eles fazem uso da mesma, prejudicando milhares de pessoas mundialmente. Assim, este artigo pretende mostrar como podemos nos prevenir contra os crimes virtuais, tendo como tema “Crimes virtuais” e delimitação “Crimes virtuais no âmbito da internet“. A metodologia empregada foi método de abordagem dedutiva com revisões bibliográficas de autores com CASSANTI (2014), pesquisas e coletas de dados. Por fim, após mostrar os conceitos, a origem e as consequências dos crimes cibernéticos, o trabalho expõe os delitos já existentes e como são praticados, através da rede mundial de computadores.

Palavras-chave: Internet. Crimes Virtuais. Vírus. 

Cybercrime

ABSTRACT


We are every day and at all times connected to the World Wide Web, the Internet, and social networks of the vehicles used for this connection. The most commonly used sites as social networks (Facebook, Twitter, Youtube), are entertainment sites and research that often are full of viruses that end up going unnoticed by people. Due to the carelessness of Internet users and advancement of technology in favor of the bad guys, cases of cyber crime have become something of concern, given the ease with which criminals have information and the way they make use of it, damaging thousands of people worldwide. Thus, this article aims to show how we can prevent us against cybercrime, with the theme "virtual Crimes" and defining "virtual Crimes within the internet." The methodology used was deductive method of approach to literature reviews, surveys and authors of data collection with CASSANTI (2014). Finally, after showing the concepts, the origin and consequences of cyber crimes, the work exposes the existing offenses and how they are practiced through the world wide web.

Keywords: Internet. Cybercrime. Virus.

1. INTRODUÇÃO

O século XXI está sofrendo grandes transformações devido ao avanço das tecnologias. Com a crescente utilização de computadores e através dele a internet, tem permitido o compartilhamento e coleta de dados em uma escala global. Em um curto espaço de tempo a internet permite uma transmissão em larga escala de informações, entre diferentes lugares do planeta, facilitando a comunicação entre as pessoas. Porém ela pode ter sua finalidade para a prática de delitos.  

O presente trabalho pretende identificar, entender como são realizados e como se prevenir dentro do espaço virtual, buscando informar como a internet pode se transformar em um instrumento para a prática de infrações penais.

Trata-se de um trabalho de conclusão do curso Técnico em Informática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, e tem como tema “Crimes virtuais”, voltando para os crimes ocorridos nas redes sociais.

O método de pesquisa utilizado foi revisões bibliográficas de livros como (Crimes Virtuais, Vitimas Reais, CASSANTI, 2014), pesquisas realizadas na internet e artigos e coletas de dados.

A pesquisa bibliográfica foi complementada com a pesquisa de campo, na qual foram coletados dados através de um questionário online onde os participantes tinham que responder questões sobre crimes virtuais, redes sociais e vírus, ao todo foram nove questões respondidas por usuários das redes sociais e alunos da E. E. Antônio Ferreira Sobrinho com um total de trinta e duas pessoas.

2. A CONECTIVIDADE ATRAVÉS DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES E OS RISCOS DE CRIMES VIRTUAIS

A internet é uma ferramenta muito importante nos dias atuais. Com ela nos comunicamos, interagimos, trabalhamos e nos divertimos, enfim, a internet tem um papel muito importante na sociedade, sendo é difícil imaginar como estaríamos sem ela.

A internet é uma vastíssima rede capaz de interligar computadores de todo o mundo, possibilitando, assim, a comunicação entre eles. Pode-se dizer que a internet surgiu na década de 60, quando algumas universidades se uniram para desenvolver a ARPANET (Administração de Projetos e Pesquisas Avançadas) (LOCCA, ANO, pág. 3)

Essa iniciativa de algumas faculdades foi responsável pela transformação na comunicação das pessoas da geração tida como “nativos digitais”.

Desta forma, o início da internet se deu com o desenvolvimento da ARPANET em 1966. O ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) foi o precursor da internet e foi criada só para militares. Considerado “mãe” da internet a arpanet foi desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969. Tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

A internet é uma grande praça pública, o maior espaço coletivo do planeta. Estima-se que no final de 2013 cerca de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo estarão conectadas. No Brasil a internet está atingindo um número crescente de usuários, soma 105 milhões de internautas (CASSANTI, 2014, p. 15).

Os dados apresentados em relação ao número de pessoas conectadas, segundo Cassanti (2014) já estão bem desatualizados. Mas mostram o quanto a internet se tornou uma grande ferramenta utilizada por bilhões de pessoas no mundo e que a todo o momento esse número aumenta.  

Apesar dos benefícios do uso da internet por tanta gente, existem muitos perigos escondidos e/ou camuflados nesse espaço, os quais nos atingem moralmente, financeiramente e até fisicamente, além de causar problemas nos desktops e laptops.

O sujeito criminoso pode estar no país A, enquanto o provedor por meio do qual ele se conecta à internet por invasão está no país B, podendo, ainda, invadir os dados do computador que se encontra no país C. Ou seja, existe uma teia virtual interligada a vários lugares (LOCCA, 2011, pág. 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (357.5 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com