TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Ambiental

Artigos Científicos: Crise Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

O século xx1 tem sido caracterizado como a era da informação e do conhecimento. O surgimento de avançada tecnologias num mercado altamente competitivo gera as organizações a busca constante de diferenciais competitivos. Para isso ser possível nesta época, quando apenas a informação pura não garante sucesso, torna-se necessário que a organizações consiga lapidar a informação que recebe transformando-a em conhecimento, para que através do compartilhamento desse conhecimento seja possível alcançar originalidade, maior vantagem competitiva e inovação produtiva.

Neste contexto, os tradicionais fatores de produção como capital financeiro e o capital imobilizado cedem lugar para o capital intelectual. Segundo Canongia ET (2004), verifica-se a emergência das práticas de gestão do conhecimento no momento em que se encontram os setores intensivo em Mao de obra, matéria-prima e maquinaria, migrando para setores cujos produtos e ou processo são representados pelo uso intensivo de informação e conhecimento.

Como o conhecimento pode ser gerado pelas pessoas, as organizações estão buscando propiciar aos colaboradores novas formas de crescimento profissional e pessoal, para que assim possam atrair desenvolver e reter o capital intelectual que agregue valor a organização. Com isso, há o surgimento de novas ideias e soluções, consequentemente aumentando o grau de competitividade organizacional. No entanto, o grande desafio para as empresas é disseminar e oficializar esse conhecimento, de maneira que o mesmo não fique retido com um colaborador ou com um setor específico.

A competitividade organizacional, por sua vez pode ser determinada pelo conhecimento que as empresas conseguem gerar e difundir. Porém, para se mantê-la, neste cenário globalizado, o mercado vem exigindo das organizações a renovação de seus conhecimentos, o que provém de um gerenciamento inteligente do conhecimento gerado. Dessa forma, o presente artigo objetiva trazer á discussão as teorias, assim como as diferentes formas para a criação e disseminação do conhecimento gerado pelas organizações a fim de torna-la um fator competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com