TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia Em Papel

Exames: Cromatografia Em Papel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Prática: Cromatografia em papel

1. Introdução teórica

Na cromatografia em papel, a fase móvel é um solvente inerte (não reage com nenhuma substância da mistura que será analisada), e a fase estacionária é uma tira de papel denominada cromatograma, que pode ser feita de papel de filtro e irá conter a mistura em questão.

O principio da cromatografia em papel é o seguinte: quando a ponta da tira de papel que contem amostra é mergulhada no líquido solvente (fase móvel), esse líquido sobe pelo papel arrastando as substâncias existentes na mistura com ele.

O surgimento de zonas incolores pode significar a existência de alguma mistura incolor.

2. Materiais

Béquer, 8 tiras de papel filtro, Lápis, Canetas hidrográficas nas cores amarelo, azul claro e rosa, álcool etílico, água.

3. Procedimento experimental

Preparo da câmara cromatográfica

Coloque cerca de 1cm de altura de solventes água e álcool etílico em dois béquer de 250mL, revista-o com papel filtro. Tampe-o com uma placa de Petri e deixe a câmara saturar por 5 minutos.

Corte um pedaço de papel de filtro de modo que, quando dobrado e fixado na tampa da câmara, encoste no solvente e não toque nas laterais do béquer. Faça um traço a lápis cerca de 1,5cm da base que encostará no solvente. Aplique as amostras, após secar (~1min), coloque o papel na cuba, feche e deixe eluir.

Cromatografia em papel

1a parte - Corrida de cores

Pegue duas tiras de papel. Em cada uma delas, marque três pontos: um na cor rosa, um em amarelo e outro em azul claro. Os pontos devem ser desenhados a um dedo da extremidade do papel. Mergulhe uma tira no co´po com água e outra no copo com álcool, com a extremidade do papel mais próxima do desenho voltada para baixo. Aguarde e observe.

2a parte – Mistura das cores

Agora separe mais duas tiras de papel. Na primeira você vai desenhar um risco (na mesma altura que desenhou os pontinhos da primeira parte) usando primeiro a caneta amarela e rosa. E na terceira vai usar as canetas azul claro e rosa. Verifique a cor que foi formada em cada tira a partir das misturas. Não esqueça quais são essas novas cores.

Coloque cada tira na água conforme a ordem acima. (Não deixe o risco encostar no solvente). Aguarde e observe. O que aconteceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com