TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATOGRAFIA DE PAPEL

Dissertações: CROMATOGRAFIA DE PAPEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A cromatografia em papel é uma técnica simples utilizada fundamentalmente para separar os componentes de uma amostra, em que se distinguem duas fases: uma estacionária e a outra, móvel. Na cromatografia em papel, a fase estacionária é o papel colocado em um recipiente de vidro, com o solvente na parte inferior. E a fase móvel é o solvente que sobe pelo papel carregando as substâncias que compõem as misturas (no experimento, as substâncias que compõem as tintas dos pilots).

As diferentes substâncias sobem com velocidades diferentes, porque interagem de forma diferente com o solvente e com o papel. As substâncias que têm mais afinidade pelo solvente sobem mais rápidas, enquanto as que têm grande afinidade pelo papel são arrastadas mais lentamente pelo solvente. Dessa forma, ocorre a separação, sendo possível visualizar os diferentes componentes de cada tinta.

No experimento foram utilizados dois procedimentos álcool e água como solvente, a fim de verificar a melhor separação dos componentes das tintas.

2 – OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral

Realizar a separação dos pigmentos que compõem uma determinada cor.

2.2- Objetivos Específicos

· Demonstrar, por meio de materiais simples, a técnica da cromatografia;

· Verificar as cores que compõem um determinado material;

· Observar a separação dessas cores.

3- MATERIAIS E REAGENTES

3.1 - Materiais

4 Copos (recipiente) de vidro

8 Tiras de papel filtro

1Tesoura

1 Régua

1 Seringa 10 mL

3.2 - Reagentes

Álcool etílico

Água

3 Pilot Compactor Color (preto, vermelho e azul)

4- MÉTODOS

a) Cortar 8 tiras de papel filtro com 3 cm de largura e 14 cm de comprimento, marcar 2 cm acima da extremidade inferior que ficará no fundo do recipiente de vidro.

b) Enumerar as tiras de papel de 1 a 8. Na tira com o número 1- aplicar um ponto com o Pilot vermelho, 2- um ponto com o Pilot azul, 3- um ponto com o Pilot preto e 4- aplicar um ponto de cada cor (vermelho, azul e preto) um sobre o outro. Fazer o mesmo procedimento com as tiras 5, 6, 7 e 8.

c) Colocar cada tira em seu recipiente contendo 10 mL de álcool e depois o mesmo procedimento utilizando 10 mL de água de modo que o ponto pintado com o Pilot não entre em contato com o álcool e nem com a água. Observar durante 10 minutos.

4.2 - DISCUSSÕES DOS RESULTADOS

A cromatografia em papel é uma técnica possível de ser realizada utilizando materiais simples como mostra a figura 1.

Figura 1: Materiais utilizados

Com o auxílio de uma tesoura foram cortadas oito tiras de papel filtro, devidamente enumeras de um a oito, com 3 cm de largura e 14 cm de comprimento. Utilizando a régua e a ponta da tesoura, as tiras foram marcadas com leve risco deixando 2 cm acima da extremidade inferior que ficará no fundo do copo. O experimento passou por dois procedimentos um com álcool e outro com água. 10 minutos de duração cada um, após o tempo determinado os papéis são retirados e expostos ao ar para secagem. É feita observação individual para cada tira de papel filtro. Todas as tiras passaram pelo processo estacionário e fase móvel.

Procedimento 1 – Álcool

Tira 1 – Ponto com o Pilot vermelho. Verificaram-se as cores vermelha e um leve rosa.

Tira 2 - Ponto com o Pilot azul, coloração azul e azul claro.

Tira 3 - Ponto com o Pilot preto apresentou as cores: azul escuro, azul claro, preto, marrom e um pouquinho de verde bebê.

Tira 4 – Pontos com o Pilot (vermelho, azul e preto) um sobre o outro. Cores: preta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com