TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma Capilar

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

CRONOGRAMA CAPILAR

Um cronograma capilar é uma espécie de agenda para o seu cabelo em que você anota quando hidratar, reconstruir e nutrir os seus fios.

Com isso, eles vão receber a dose necessária do que precisam, sem exagerar ou falta nenhuma das partes.

Hidratação

  • A hidratação deixa os cabelos macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. A parte mais interna dos fios, é beneficiado por ela, onde a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.

Como ela age: a hidratação repõe água e nutrientes que fazem parte do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.

Quem precisa:  todos os cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, chapinha etc. danificam e abrem as escamas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas. A hidratação é recomendada para todos os cabelos, pelo menos uma vez na semana.

O uso em excesso causa: possíveis danos ao fio. O cuidado que se deve ter é com excesso de produto no couro cabeludo, o que pode causar oleosidade e escamação, Deve-se respeitar o intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões.

Substâncias hidratantes: Na hidratação, é essencial que a máscara utilizada seja formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Alguns deles: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, etc. glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

Nutrição

  • A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.

Como ela age:  o objetivo principal da nutrição é devolver a oleosidade natural dos fios.

Quem precisa: pessoas que estejam com os fios ressecados, sem movimento e sem brilho.

O uso em excesso causa: excesso de oleosidade, deixando os cabelos ensebados e pesados.

Substâncias nutritivas: Para a nutrição, prefira as fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9, que protegem o cabelo das agressões diárias com o fechamento das cutículas. Os mais utilizados são os óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva, além das ceramidas, que reforçam o cimento intracelular que selam as cutículas. (ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.)

Reconstrução

  • Já a reconstrução é para fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Como ela age:  a reconstrução repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. É extremamente importante realizar recarga de queratina pelo menos uma vez ao mês. Os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes.

Quem precisa: pessoas com fios porosos e quebradiços.

O uso em excesso causa: pode enrijecer demais os fios, deixandoos fios duros e ocasionando a quebra.

Substâncias reconstrutoras: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (322.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com