TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cronograma Capilar

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  176 Visualizações

CRONOGRAMA CAPILAR

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três dos principais tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Cada etapa oferece um tratamento específico para os danos dos cabelos de cada cliente, de acordo com o diagnóstico feito pelo profissional cabeleireiro.

A HIDRATAÇÃO consiste em hidratar os fios, ou seja, repor a água perdida e fazer com que ela fique retida dentro das cutículas. Sua função é devolver os minerais aos cabelos, dando brilho e maleabilidade.​ ​Os cabelos desidratados são opacos, estáticos, sem brilho e embaraçam com mais facilidade.​ ​Máscaras hidratantes têm em sua maioria, álcoois modificados, extratos vegetais (plantas e/ou frutas), e componentes condicionantes.​

A NUTRIÇÃO tem o intuito de repor os nutrientes perdidos pelos fios, em sua maioria os lipídios (gordura), que o cabelo perde em seu córtex.​ Aumenta a lubrificação do fio, impedindo a perda desses nutrientes e da água. Ideais para deixar os cabelos mais macios e sedosos.​ Os cabelos desnutridos são ásperos, ressecados, sem definição, sem movimento e apresentam frizz.​ Máscaras nutritivas têm entre seus principais ativos óleos vegetais e manteigas.​

A RECONSTRUÇÃO tem a função de repor as proteínas dos fios visando deixá-los mais fortes. ​É indicada para cabelos porosos, finos, ralos, quebradiços e elásticos.​ Máscaras reconstrutoras geralmente são à base de queratina e aminoácidos, como arginina e creatina, e proteínas hidrolisadas.​ IMPORTANTE: A etapa de reconstrução deve ser utilizada com cautela, pois o uso excessivo de queratina enrijece os fios, fazendo com que se quebrem mais facilmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com