TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cross Dockimg

Monografias: Cross Dockimg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

No momento atual, o mercado vem apostando cada vez mais em novos caminhos para melhorar a lucratividade, contratando profissionais especializados para analisar determinados departamentos. O armazenamento e distribuição de materiais, gerenciada pelos profissionais de logística, tem chamado a atenção por ser uma área com potenciais reduções de custos, principalmente se tratando de Brasil, onde as despesas com movimentação é elevada por diversos fatores.

A solução do momento vem sendo a implantação do processo Crossdocking, que é definido resumidamente pela transferências de cargas FTL de veículos de grande porte, para cargas LTL em veículos de porte menor, processo que acontece na maioria dos casos em armazéns que servem para um fluxo rápido.

Figura 1 – Blog: Logística em Questão.

Segundo Neves, 2005, “O processo Crossdocking trata-se de operações simultâneas de movimentação de materiais entre a doca de entrada e a doca de saída, sem a necessidade da estocagem física.” Outros autores que dissertaram sobre o tema concordam com essa definição.

“O Crossdocking é uma técnica aplicada na distribuição de mercadorias, tendo como ponto de partida a transposição de cargas de um veículo pesado para veículos leves de cargas. Essa operação é realizada em docas e temos em mente a perfeita sincronização entre recebimento e expedição para que seja viabilizado o processo.

Na prática veículos pesados carregados de mercadorias vindos de fornecedores e ao chegar às docas de recebimento essa mercadoria é descarregada, separada, etiquetada e destinada a veículos leves para a entrega nos destinos previamente conhecidos, esse cruzamento é feito sem que haja o prévio estoque dessas mercadorias.” (OLIVEIRA, 2011)

“O Crossdocking pode ser definido como uma operação de redução do manuseio de materiais conseguida através da movimentação de mercadorias direto dos setores de recebimento das centrais de distribuição para suas expedições, com destinos já pré-definidos, sem necessidade de armazenamento.” (Andrade, 2012)

“O Crossdocking, também chamado de distribuição “flow through”, permite que a

administração dos Centros de Distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar, se

possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém.” (DAUDTE, 2011)

O processo do Crossdocking tem sido adotado por grandes empresas, sendo um diferencial na qualidade e agilidade das entregas, no Brasil algumas empresas utilizam o processo inovador:

“Um caso clássico foi a venda de tênis pela Americanas.com sem que tivesse ao menos um par em estoque. A Americanas.com vendia tênis a partir da loja da Netshoes, com total garantia da existência de estoque na própria Netshoes. O back office da Americanas.com remetia à Netshoes o pedido de compra consolidado após a confirmação do pagamento dos pedidos. A partir de uma determinada hora de corte, a Netshoes separava a mercadoria, faturava a Americanas.com e remetia a mercadoria à Americanas. O WMS da Americanas.com conferia a mercadoria e, sem armazená-la, enviava a mercadoria à expedição para faturamento” (DI GIORGI,2012)

“A Perdigão inaugurou em 22/08/2005, em Marau (RS), um mega Centro de Logística e

Distribuição (CD) que, além de atender o mercado gaúcho, vai reforçar o

abastecimento dos outros 16 CDs do Brasil. Para garantir a qualidade dos produtos, encurtando o tempo de entrega para 3.500 clientes da Grande Porto Alegre, o novo CD utiliza o sistema Crossdocking. A carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com