TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cruzeiro - La Bestia Negra

Artigos Científicos: Cruzeiro - La Bestia Negra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Gostaria que os seguidores de meu blog entendessem este post não como uma provocação, mas como uma explicação a deturpações realizadas pela imprensa azul e pelos blogueiros da Enseada das Garças.

Há cerca de cinco anos proliferou no espectro futebolístico mineiro uma meia verdade, um sofisma, uma mentira daquelas que de tão repetidas se firmam como espécie de verdade sobre as qual ninguém sabe a origem. Uma falácia anônima alimentada pelo marketing e pela paixão futebolística.

Uma delas é a suposta fama de “La Bestia Negra” creditada ao Cruzeiro em seus confrontos internacionais, supostamente devida a campanhas que causariam medo aos adversários. Tal expressão leva o incauto leitor brasileiro a concluir que a fama do Cruzeiro é de uma poderosa máquina de guerra, tal qual uma "fera negra".

Entretanto, o significado da expressão “La Bestia Negra” na Espanha e nos países hispânicos da América Latina, na exata acepção em que foi usada, em nada tem a ver com o que pretende a torcida celeste. De fato, tal apelido foi dado ao Cruzeiro pela imprensa chilena devido às sucessivas derrotas do Colo-Colo para a equipe mineira. No Paraguai, adotou-se a mesma expressão na imprensa especializada devido a dificuldade do Olimpia em superá-lo nas fases de mata-mata. “La Bestia Negra”, no entanto, não quer dizer nenhum ser mitológico e poderoso em especial, mas apenas a “asa negra”, ou seja, uma equipe contra a qual o adversário dá azar. O sentido de “La Bestia Negra”, portanto, refere-se a “pedra no caminho” e não a time de futebol temido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com