TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica Ao Ensino Médio

Casos: Crítica Ao Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

CRÍTICA À EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR

Introdução

O Programa Ensino Médio Inovador, segundo o MEC, surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio e pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, buscando a melhoria da qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente para os alunos.

O Ensino Médio é visto como o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas. Historicamente, o ensino médio oscilou em mostrar diferentes faces: etapa final de escolarização formal; etapa intermediária entre o ensino fundamental e o ensino superior, etapa de consolidação dos saberes construídos no ensino fundamental, formação profissional para diversas áreas do mundo do trabalho e atualmente tornou-se um refém dos vestibulares.

A proposta do MEC para o Ensino Médio Inovador tem cinco questões centrais. A primeira é a mudança da carga horária mínima dessa modalidade de ensino para 3 mil horas, o que equivale a um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda, associar teoria e prática, com ênfase em atividades práticas, valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento e garantir formação cultural ao aluno.

Segundo Gonçalves (1997) a Educação Física tem um papel importante para a vida humana, se destacando como ato educativo que se relaciona diretamente à corporeidade e ao movimento do ser humano. Implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas, como a ginástica, o jogo, a dança e o desporto.

Referências

GONÇALVES, C. T. Jogos cooperativos na escola. Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, 1998. (Monografia) – Licenciatura em Educação Física. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com