TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ctonabilidade Comercial

Casos: Ctonabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar os seguintes pontos:

.

• Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade;

• Regime de Apuração;

• Métodos de Avaliação de Estoques;

• Operações com Mercadorias e Impostos;

• Operações Financeiras;

• Demonstrações Contábeis

2. DESENVOLVIMENTO

De uma maneira clara e objetiva, vamos aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre a Contabilidade Comercial.

Segundo Hilário Franco, é o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e controle das empresas do Patrimônio das empresas comerciais, com fim de oferecer informações sobre suas composições e suas variações.

2.1. DEFINIÇÕES CONCETUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Entidade: reconhece o Patrimônio da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio Particular no universo dos Patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência o Patrimônio não se confunde com aquele de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Continuidade: O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro, e, portanto, a mensuração, e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.

Competência: Determina que o efeito das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receita e de despesa correlatas.

2.2. Regime de Apuração

Competência: Este regime é universalmente adotado e é o regime aceito pela legislação fiscal. Segundo este sistema, as despesas e receitas são reconhecidos pela contabilidade independente do seu pagamento (desencaixe) ou recebimento (encaixe).

No caso das RECEITAS: Uma determinada empresa realizou uma venda a prazo no dia 06/05/2013 para recebimento em 45 dias. Pelo regime de competência, esta receita será reconhecida e, portanto contabilizada, no mesmo dia, independente de não ter ocorrido à entrada de valores no caixa.

No caso das DESPESAS: A empresa acima citada houve uma a compra de materiais de escritório no dia 07/05/2013 e o pagamento serão efetuados apenas no final do mês. Pelo regime de competência, esta despesa (compra) será reconhecida e, portanto contabilizada no mesmo dia da aquisição, mesmo que ainda não tenha sido efetuado o pagamento.

A utilização do Regime de Competência é exigida pela legislação fiscal e também pelos órgãos normalizadores, como o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que no Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual apresenta o Regime de Competência como um dos Pressupostos Básicos para a Contabilidade.

Regime de Caixa: Implica em uma forma simplificada da contabilidade, o qual irá reconhecer despesa ou receita quando efetivamente houver entrada de valores ou saída de valores.

No caso das RECEITAS: Apenas será contabilizada no momento em que houver o recebimento. Uma venda a prazo, para recebimento em 45 dias, somente será registrada na contabilidade no efetivo recebimento.

No caso das DESPESAS: Será alvo de contabilização aquela despesa efetivamente paga. Uma compra a prazo, como por exemplo, aquisição de materiais para uso e consumo, só é reconhecida pela contabilidade quando seu pagamento for realizado.

2.3. Método de Avaliação de estoques (Conceitos)

PEPS: Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair. Esse método significa que as primeiras unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, as que constituirão o custo dos produtos.

Como consequência, as últimas entradas permanecerão no estoque e comporão o saldo final do período, que será o saldo inicial do período subsequente.

UEPS: Último a Entrar é o Primeiro a Sair. Por esse método, as últimas a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, as que formarão o custo dos produtos. O estoque final, por conseguinte, será constituído pelas primeiras unidades a entrar no estoque e que comporão o saldo inicial do período subsequente.

CUSTO MÉDIO PONDERADO: Este valor indica que, tanto o custo dos materiais aplicados quanto os saldos, serão compostos pelo valor médio.

As devoluções de material requisitado em excesso e não aplicados na produção entram no estoque pelo mesmo valor unitário da saída que originou na data que se efetuar a devolução, qualquer que seja o método que esteja em uso.

Deve ser destacado que, no Brasil, a legislação fiscal restringe o uso do método UEPS, privilegiando os métodos MÉDIO E PEPS.

2.4.

2.4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS

Reconhecimento da Receita: é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período proveniente das atividades ordinários da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto as contribuições dos proprietários.

Deduções da Receita:

• Devolução de vendas

• Cancelamento de Serviços

• Descontos

• Abatimentos

• Impostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com