TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuba E Eua

Casos: Cuba E Eua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor: MARIZETE FARIAS DA ROCHA

Nome do aluno: Sirley da Silva Julio

Data: 07/05/2012 Turma 4349

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Considerando os estudos relativos ao texto linguístico e seus elementos constitutivos de textualidade e gramaticalidade, faça a leitura do texto que vem a seguir, e, em seguida, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos: (4,0 pontos)

a) Resumo das principais ideias apresentadas pelo autor;

b) Seu ponto de vista a respeito do assunto, a partir das ideias do autor.

Orientações:

a) Seu texto deverá ter entre 20 e 30 linhas.

b) A redação deve ser clara e objetiva.

c) A linguagem utilizada deve estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

Texto

As principais idéias apresentadas pelo autor em relação ao estudo da gramática pode se tiver alguns benefícios, podemos usar expressão técnica definida de maneira simples em condições de se expressar de forma culta ou não. Podemos nos expressar da maneira como somos realmente na fala e na escrita. Uma luta constante contra uma forma antiga de escrita contra a forma moderna ou de forma de textualização mais clara sobre o que se pode aprender e o que se quer ensinar, sem fugir do Português clássico mais procurando mecanismo que o possa ensinar o aluno tenha um ótimo desempenho em sala de aula.Isso poderia ter ao longo dos anos sempre uma pequena melhora do jovem e no seu desempenho linguístico e mais seguro. Acredito que a evolução da forma como falamos e escrevemos, lingüisticamente as preocupações com o jovem estudante apresentando em texto problemas de concordância, regência, colocação, ortografia, pontuação, adequação vocabular, coesão, coerência. E estimulando o jovem ele passaria a estudar e tentar compreender o que é fonética, fonologia e fonema ecorasse regras de ortografia, fizesse lista de homônimos, parônimos, de verbos irregulares e estudasse o plural de compostos, todas as regras de concordância, regências, os casos de próclise, mesóclise e ênclise. E que, ao cabo de todo esse processo, se voltasse a examinar o desempenho do jovem estudante na produção de um texto. A melhora seria, indubitavelmente, pouco significativa; uma pequena melhora, talvez, na gramática da frase, mas o problema de coesão, de coerência, de informatividade - quem sabe os mais graves - haveriam de continuar. Quanto mais não seja porque a gramática tradicional não dá conta dos mecanismos que presidem à construção do texto.

Poder-se-á objetar que a ilustração de há pouco é apenas hipotética e que, por isso, um argumento de pouco valor. Contra argumentar-se-ia dizendo que situação como essa ocorre de fato na prática. Na verdade, todo o ensino de 1° e 2° graus é gramaticalista, descritivista, definitório, classificatório, nomenclaturista, prescritivista, teórico. O resultado? Aí estão as estatísticas dos vestibulares. Valendo 40 pontos a prova de redação, os escores foram estes no vestibular 1996/1, na PUCRS: nota zero: 10% dos candidatos, nota 01: 30%; nota 02: 40%; nota 03: 15%; nota 04: 5%. Ou seja, apenas 20% dos candidatos escreveram um texto que pode ser considerado bom.

Finalmente pode-se invocar mais um argumento, lembrando que são os gramáticos, os lingüistas - como especialistas das línguas - as pessoas que conhecem mais a fundo a estrutura e o funcionamento dos códigos lingüísticos. Que se esperaria, de fato, se houvesse significativa influência do conhecimento teórico da língua sobre o desempenho? A resposta é óbvia: os gramáticos e os lingüistas seriam sempre os melhores escritores. Como na prática isso realmente não acontece, fica provada uma vez mais a tese que se vem defendendo.

Vale também o raciocínio inverso: se a relação fosse significativa, deveriam os melhores escritores conhecer - teoricamente - a língua em profundidade. Isso, no entanto, não se confirma na realidade: Monteiro Lobato, quando estudante, foi reprovado em língua portuguesa (muito provavelmente por desconhecer teoria gramatical); Machado de Assis, ao folhar uma gramática declarou que nada havia entendido; dificilmente um Luis Fernando Veríssimo saberia o que é um morfema; nem é de se crer que todos os nossos bons escritores seriam aprovados num teste de Português à maneira tradicional (e, no entanto eles são os senhores da língua!).

Portanto, não há como salvar o ensino da língua, como recuperar lingüisticamente os alunos, como promover um melhor desempenho lingüístico mediante o ensino-estudo da teoria gramatical. O caminho é seguramente outro.

Gramática e desempenho Linguístico

(Gilberto Scarton)

Pretende-se demonstrar no presente artigo que o estudo intencional da gramática não traz benefícios significativos para o desempenho lingüístico dos utentes de uma língua.

Por "estudo intencional da gramática" entende-se o estudo de definições, classificações e nomenclatura; a realização de análises (fonológica, morfológica, sintática); a memorização de regras (de concordância, regência e colocação) - para citar algumas áreas. O "desempenho lingüístico", por outro lado, é expressão técnica definida como sendo o processo de atualização da competência na produção e interpretação de enunciados; dito de maneira mais simples, é o que se fala, é o que se escreve em condições reais de comunicação.

A polêmica pró-gramática x contra gramática é bem antiga; na verdade, surgiu com os gregos, quando surgiram as primeiras gramáticas. Definida como "arte",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com