TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Com A Voz

Artigos Científicos: Cuidados Com A Voz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 14

Cuidados com a voz

1. Evite:

* Fumaça; poeira e pó de giz (não fume e mantenha o ambiente limpo); * Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas antes e após utilizar a voz; * Gritar (reserve o grito para emergências e pedir socorro); * Tosse e pigarro (para eliminar o catarro persistente recomenda-se uma inspiração

profunda pelo nariz e deglutir logo em seguida; ou beber água). * Bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.

2. Resfriados, gripes e rouquidão:

Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio); não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais. Não se automedique nem use pastilhas. Procure um médico.

3. Cuide da sua saúde.

Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável. Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.

4. Para uma boa projeção vocal atente para:

* Boa postura. O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés. O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas. A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.

* A roupa. Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço; e salto alto que prejudica a postura e a respiração.

* Sua posição em relação ao ouvinte. Fique de frente para os ouvintes, assim sua voz se projeta de forma mais clara. Evite falar de costas ou de lado para a platéia.

* Inteligibilidade da fala. Fique atento a sua fala e procure se corrigir. Um bom exercício é gravar uma aula e escutar-se depois. Observe se você fala muito rápido, com a voz pouco audível, alto demais, se "come" letras e sílabas, etc. Se necessário consulte um fonoaudiologista.

* Respiração. Tem grande influência sobre a nossa voz. A respiração nasal é a mais adequada. O nariz é o órgão preparado, por sua anatomia, para aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai para os nossos pulmões. Por isso apesar de respiração bucal ser a que capta a maior quantidade de ar, não é a mais saudável. A respiração correta é a abdominal (usando o músculo diafragma).

* Hidratação. Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva. A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água e respirar pelo nariz. Evite "choque térmico" nas pregas vocais; tome líquido em pequenos goles, devagar, mantendo-o um pouco na boca para "estabilizar" a temperatura antes de engolir.

* Falar demais ou mudar o padrão vocal. Falar demais não é, em si, um problema. Ë preciso cuidado para não fazê-lo através de um esforço vocal. Também não é aconselhável mudar seu padrão vocal. Às vezes é necessário mudar o padrão para compor um personagem, mas se recomenda fazê-lo por períodos curtos e sem exageros.

Cuidados especiais para quem utiliza a voz profissionalmente

Autora: Dra. Karla Roberta Lima de Araújo Trabalho desenvolvido no 3o Período da UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa)

Os profissionais da voz são todos os indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a VOZ, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.

Os chamados profissionais da voz são: Cantores, Atores, Professores, Pastores e Padres,

recomenda fazê-lo por períodos curtos e sem exageros.

Cuidados especiais para quem utiliza a voz profissionalmente

Autora: Dra. Karla Roberta Lima de Araújo Trabalho desenvolvido no 3o Período da UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa)

trato vocal.

* PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe

Os profissionais da voz são todos os indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a VOZ, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.

Os chamados profissionais da voz são: Cantores, Atores, Professores, Pastores e Padres, Advogados, Juízes, Promotores, Repórteres, Radialistas, Operadores de telemarketing, Leiloeiros, Políticos, Dubladores, Vendedores, etc.

A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo em uma conversa ao telefone, e seremos compreendidos perfeitamente.

A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal. Vejamos alguns destes cuidados :

* DEVE-SE BEBER, EM MÉDIA DOIS (2) LITROS DE ÁGUA POR DIA, de preferência em temperatura ambiente.

* DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico.

* EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA.

* EVITAR BEBIDAS ALCOOLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.

* EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las

* NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com