TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo Integrado

Artigos Científicos: Curriculo Integrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Autodesenvolvimento: Projeto Multidisciplinar

PASSO 2

QUESTÕES:

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?

Resposta: São três os argumentos importantes à implantação de uma proposta de ensino globalizada na escola. O primeiro, de ordem sociológica, refere-se à capacidade da escola de adaptar-se a um grande número de informações a que estará submetida em um processo de globalização e, a partir desse ponto, saber filtrar entre esses conhecimentos, aquilo que realmente interessa ao aluno. O segundo argumento é de ordem psicológica e busca conduzir o estudante a uma aprendizagem significativa e funcional, onde o conteúdo ensinado possibilite ao estudante relacioná-lo com a realidade que ele vive. O terceiro argumento está associado à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na prática pedagógica e destaca a necessidade da escola realizar atividades que observam a organização da aprendizagem em torno de diferentes temas.

2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

Resposta: O diferencial é que o professor não tem mais a atitude tradicional de ensinar e passa a adotar um papel de pesquisador junto com o aluno. O professor se envolve no processo de ensino-aprendizagem procurando conhecimento em diversas áreas. O professor também busca o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Isso não acontece no ensino disciplinar tradicional, onde o professor é o dono do saber e do conhecimento. A posição do professor é visível e o aluno recebe a informação pronta e acabada, sem questionamentos.

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?

Resposta: A escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho pode ser feita por todo e qualquer assunto que possa ser ensinado por projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não fazem parte dos currículos escolares, ou temas que os educadores considerem relevantes para garantir a aprendizagem de determinados conteúdos.

4. Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?

Resposta: A ideia fundamental do trabalho com projetos é mostrar ao educando, procedimentos que permitirão a organização mais eficiente das informações e levar a descobertas de diversas relações, que poderão ser estabelecidas a partir de um tema ou um problema pesquisado. As vantagens do trabalho com projetos são oportunizar ao educando que levanta uma dúvida, a possibilidade de pesquisar e criar relações que o incentive a encontrar caminhos com foco na aprendizagem. O aluno também pode desenvolver estratégias e encontrar sentido naquilo que está aprendendo, através de suas pesquisas.

PASSO 3

* Depois de concluir a leitura, responda às questões a seguir:

a) Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

Resposta: Pensando nos três argumentos importantes da proposta de ensino globalizadora na escola, principalmente no de ordem psicológica, onde a aprendizagem significativa, que é aquela em que o aluno consegue estabelecer vínculos entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos em construção e a aprendizagem funcional, que é aquela que é fruto da construção dos conceitos vividos pelo próprio sujeito com destaque para a aprendizagem por descoberta e na resolução de problemas do dia a dia e experimentações, e depois de ler o texto de Everardo Luz, posso resumir as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem como um trabalho que permite ao educador redefinir o discurso sobre o saber escolar, regularizando o que deve ser ensinado e de que forma o educador deve fazê-lo.

A prática educativa, baseada em projetos de trabalho, caracteriza-se como uma produção ativa de significados em relação aos conhecimentos sociais e as percepções espontâneas do aprendiz. Entendo com isso que a realidade, o dia a dia do aluno, e o meio social em que ele vive são trazidos para a escola e resultam em produções que favorecem sua aprendizagem.

Todo projeto de trabalho é uma atividade orientada em direção a um objetivo que dará sentido a várias outras atividades, que serão desenvolvidas pelos alunos envolvidos. Metas são traçadas e se utilizam os recursos disponíveis. Refletem individualmente e coletivamente na elaboração de algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com