TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo - Uma Reflexão Sobre A Pratica

Dissertações: Curriculo - Uma Reflexão Sobre A Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  5.602 Visualizações

Página 1 de 3

Byana Cristina Ferreira Silva

Pós-Graduação em Docência no

Ensino Superior – 2014/2-UNIFAN

O currículo- Uma reflexão sobre a prática (Artmed, 1991) – Capítulo 1 – Aproximação ao Conceito de Currículo – de J. Gimeno Sacristán.

Segundo o autor do texto o conceito de currículo começou a ser utilizado em nível especializado muito recentemente, a prática a que o currículo se refere é uma realidade bem estabelecida através de comportamentos didáticos, políticos, administrativos, econômicos entre outros. O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural, um modo de organizar uma série de práticas educativas.

É importante analisar o currículo para entender a missão da instituição escolar em seus diferentes níveis. O currículo tem toda educação, transformando suas metas básicas em estratégias de ensino. O sistema educativo serve a certos interesses concretos e eles se refletem ao currículo.

Um ponto fraco de certas teorizações sobre o currículo reside no esquecimento da ponte que deve estabelecer entre a prática escolar e o mundo do conhecimento ou da cultura em geral.

O currículo é o mecanismo através do qual o conhecimento é distribuído socialmente. Ele faz parte de múltiplos tipos de práticas que não podem reduzir-se unicamente a prática pedagógica de ensino.

O significado do currículo é dado pelos próprios contextos em que se insere: contexto de aula, contexto pessoal, contexto histórico e contexto político.

O currículo se traduz em atividades e adquire significados concretos através delas. Isso leva a se fixar imediatamente em dois aspectos básicos: os conteúdos do currículo e a metodologia nas aulas. Está relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes. No currículo se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, produtivas de diversos materiais, de controle sobre o sistema escolar, de inovação pedagógica, etc. o currículo é um ponto central de referencia na melhora da qualidade do ensino, na mudança das condições da prática, no aperfeiçoamento dos professores, na renovação da instituição escolar em geral e nos projetos de inovação dos centros escolares.

Este conceito de currículo sugere que existem grandes grupos de problemas que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura da escola: A aprendizagem dos alunos nas instituições escolares está organizada em função de um projeto cultural para a escola, o currículo é uma seleção de conteúdos culturais organizados que estão codificados de forma singular. Esse projeto cultural se realiza dentro de determinadas condições políticas administrativas e institucionais, o currículo na prática não tem valor a não ser em função das condições reais nas quais se desenvolve. A preocupação pela prática curricular é fruto das contribuições críticas sobre a educação, da análise do currículo como objeto social e da prática criada em torno do mesmo.

Para que o currículo contribua para o interesse emancipatório, deve ser entendido como uma práxis, opção que se apoia em alguns princípios, são eles: deve ser uma prática sustentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com