TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica

Artigo: Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.486 Visualizações

Página 1 de 2

Cap. 2 – Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica

A identidade de uma pessoa vai sendo construída com o passar da vida, através de experiências vividas e também de grupos sociais em que a sociedade nos coloca. Portanto, vai sendo tecida, de modo complexo, em meio as relações estabelecidas, que variam conforme as situações em que nos colocamos.

Nossa identidade, assim, não é uma essência, não é um dado, não é fixa, não é estável, nem centrada, nem unificada, nem homogenia, nem definitiva. É instável, contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada. É uma construção, um efeito, um processo de produção, uma relação, um ato performativo (SILVA, 2000).

Ser educador hoje no Brasil é antes de tudo, um ato de ‘acreditar’ na capacidade do ser humano de se transformar. Temos que acreditar nas possibilidades da escola, enquanto organização, capaz de superar as imensas limitações que a cercam e a oprimem; nas potencialidades da ação coletiva do professorado e em nossa capacidade de atualizá-las.

As questões das diferenças de gênero, cultura, etnia/cor e de várias especialidades acontecem no mundo. E, com a visibilidade global de singularidades, de outras formas de ser e estar no mundo, que se agenciam, buscando comunicação, vem também a necessidade de pensar e discutir diante dessa nova era social que se apresenta.

A multiplicidade de culturas e a pluralidade de identidades, em face de relações de poder assimétricas, geram a necessidade de questionar e desafiar práticas silenciadoras de identidades culturais. Particularmente, as questões de racismos, machismos, preconceitos e discriminações, tão importantes para a escola e o currículo. Sabemos que, nos cotidianos escolares existem muitas diferenças, distinguindo a diferença entre tolerância com o "outro" e exercício da cidadania cultural no espaço escolar. Á escola estará sempre a frente da cultura dos seus educandos, pois é um meio da transformação do individuo, na sua vida social e profissional, os mesmos se adaptam as culturas onde estão inseridos

Atualmente, existem diferentes grupos sociais em favor do reconhecimento de suas diferenças culturais.

Portanto, vários movimentos sociais no Brasil e no mundo têm questionado a visão na sociedade e reivindicam uma política de reconhecimento, tanto de suas diferenças, de suas múltiplas identidades, como de suas desvantagens e desigualdades sociais.

Pensar o multiculturalismo, tema complexo, controverso e de modo geral considerado indefinido – sobretudo quando o relacionamos à educação e mais especificamente à escola – coloca-nos diante de desafios do nosso tempo: a percepção da diversidade humana; a desconstrução de verdades; a interação de saberes, dentre outros desafios e, sobretudo, um profundo amor e respeito ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com