TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Tecnólogo em Segurança Pública

Por:   •  10/5/2020  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Tecnólogo em Segurança Pública

Aluno: Thiago Almeida Laurentino Rodrigues

Matrícula: 19113150354

Avaliação à Distância 1 - AD1

- A presente avaliação refere-se ao conteúdo das Aulas 01, 02 e 03 e será composta de três questões dissertativas correspondente a cada aula trabalhada e terá o valor de 10 pontos no total.

- As respostas deverão ser entregues no formato de texto dissertativo, na língua oficial do país, compreendendo o máximo de 20 linhas para cada resposta.

- O prazo final para entrega é 25/08/2019 conforme disposto no cronograma da disciplina.

As questões são as seguintes:

1 – A Aula 01 expõe diversas noções de conflito e as formas de resolvê-lo em nossa sociedade. Para demonstrar isso, são analisadas as teorias de Georg Simmel e de Ralf Gustav Dahrendorf. Dentre os temas tratados por estes teóricos destaca-se a análise do conflito desenvolvida por Simmel enquanto objeto das relações sociais. Em relação a este tema responda as seguintes indagações: como o conflito é entendido por Simmel? Como ele relaciona-se com a competição? Como o conflito pode ser visto no cotidiano da sociedade brasileira? valor: 4 pontos)

        Segundo Simmel, o conflito é uma forma de associação, troca, aproximação com o outro, visando resolver divergências entre os indivíduos, porém as relações sociais são compostas também de contradição, associação, competição, consenso e agitação, contemplando também as diferenças. A competição traz a ampliação de valores sociais, oferecendo motivação, valores coletivos, solidariedade e integração. O conflito pode ser identificado dentro da sociedade, através das manifestações sociais, onde os indivíduos buscam pelos seus direitos.

2 – Na Aula 02 desenvolveu-se a ideia de desigualdade social a partir da visão da teoria marxista. Dentre as vertentes trabalhadas por Karl Marx a noção de conflito social a partir das lutas de classes merece destaque diante da crítica por ele formulada ao capitalismo e as formas de exploração da sociedade pelas camadas consideradas dominantes. Diante disso, responda como é entendido o conflito social na visão marxista e como ele correlaciona com a mais valia e a alienação? (valor: 3 pontos)

        Para Max, o conflito social se dá em torno do trabalho e da divisão da riqueza produzida por ele. Os burgueses enriqueciam e o trabalhador continuava pobre. Segundo Max a mais-valia se dá através da exploração do trabalho do operário, visto que o trabalhador produzia mais e quem ficava com o lucro é o patrão. Ocorre também a alienação onde o trabalhador não tem prazer com o seu trabalho, pois dentro de uma produção faz uma única atividade, não vendo assim a conclusão do seu trabalho, isso o deixa desestimulado. Todavia, Max conclui que enquanto houver diferenças de classes, haverá conflitos sociais, inerentes a uma sociedade capitalista.  

3 – A Aula 03 trás consigo a teoria de Émile Durkheim sobre os conflitos sociais analisando o que entende por funcionalismo, fato social, sociedade industrial, as infrações às normas e ao Direito e anomia na sociedade. Deste modo, responda: o que é considerada anomia na visão durkheimeniana e como ela historicamente é tratada na sociedade brasileira. Exemplifique esta teoria com situações vistas no cotidiano social. (valor: 3 pontos)

        De acordo com Durkheim, anomia é a desobediência as regras sociais, que gera desequilíbrio no funcionamento da sociedade, gerando também conflitos sociais. Na sociedade brasileira atual temos um fato social crescente, temos muitos homossexuais que desejam regulamentar seu casamento, e vivem assumidamente como um casal, porém ainda não há uma lei regulamentdora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com