TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva de possibilidades

Seminário: Curva de possibilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

1) Porque a escassez é o principal problema da economia. E se não houve escassez de recursos não teria argumentos necessários para pensar o que, quando, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis.

2) A curva de possibilidades nos mostra a produção de uma sociedade, em relação ao pleno emprego de recursos ou fatores de produção. E nos mostra que a escassez de um determinado recurso impõe um limite na capacidade máxima de produção da sociedade, fazendo com que eles escolhem: O que e quanto produzir; como produzir; e pra quem produzir.

3) A curva de possibilidade tem o formato côncavo e ilustra graficamente como a escassez de factores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.

4) Quando analisamos a economia de mercado, podemos perceber que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas e as famílias tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços e dos bens e a remuneração dos fatores de produção. E é este fluxo que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.

5) Bens de capital: São bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.

Bens de consumo: São bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.

Bens intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.

Fatores de produção: São os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos, terra, capital e tecnologia.

6) Os argumentos positivos dizem respeito ao que "é, foi ou será". Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com os fatos da realidade.

Os argumentos normativos dizem respeito ao que "deveria ser". As rejeições a tais argumentos não podem ser confrontadas com Os fatos da realidade objetivos. Isso porque os argumentos normativos são impregnados de critérios filosóficos, religiosos ou culturais. Eles são apresentados sob juízos de valores que procuram infundir a idéia do que é bom ou do que é ruim, logo, carregados de valores subjetivos.

7) A matemática e a Estatística fornece formas de estruturação para analisar a economia. E com a utilização da matemática é que se pode dar base aos estudos estatísticos pois ela é exata e em economia tratamos em leis probabilísticas, recorrendo a estatísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com