TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos E Despesas

Trabalho Universitário: Custos E Despesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  279 Visualizações

Tema - Diferença entre custo e despesa

O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).

O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.

Divide-se em Direto e Indireto:

Direto = matéria-prima, mão de obra (funcionários dos centros de custos produtivos, no nosso caso: funcionários da prensa, da embalagem)

Indireto = mão de obra (funcionários dos centros de custos que prestam serviço referente a fábrica: manutenção, almoxarifado, gerência, planejamento, etc. e todas as despesas relacionadas a fábrica (exceto as diretas).

Despesa é todo gasto relativo a administração, ao comercial e ao financeiro.

Exemplo: Despesas/Custos Fixos: Aluguel, Depreciação, Mão de Obra Indireta...

Despesas/Custos Variáveis: Matéria-Prima, Ferramentas (no nosso caso é), Embalagens, Despesa com Fretes, Comissão sobre Venda....

Bibliografia:

SARTORI, A. Sabe a diferença entre os termos Custos e Despesas?

Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/sabe-a-diferenca-entre-os-termos-custos-e-despesas/20655>. Acesso em 23 fev. 14.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com