TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA - Seleção E Dinâmicas De Grupo

Exames: DA - Seleção E Dinâmicas De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio de aprendizagem da disciplina de seleção e dinâmicas de grupo onde eu, como gestora do departamento de gestão de pessoas da empresa Alfa, e responsável pela área de recrutamento e seleção, proponho um processo seletivo para a vaga de gerente executivo para dirigir as atividades da região sudeste do país.

a) Proposta:

Proponho que seja aplicado processo seletivo focado em competências para preenchimento da vaga de gerente executivo para a região sudeste do país.

O recrutamento será misto, onde abordaremos tanto candidatos internos, quanto externos, balanceando pontos fortes e fracos de ambos os tipos de recrutamento.

Fases do processo:

Recrutamento

As fontes utilizadas para identificação desses candidatos será cadastros e relatórios do projeto de desenvolvimento profissional, e indicadores de colaboradores merecedores de promoção para o recrutamento interno, e anúncio em jornal especializado e banco de indicações de executivos da área para o recrutamento externo.

Seleção

Serão aplicadas três técnicas de seleção por competências, análise de currículo, entrevista, e testes e jogos focados, visando selecionar os candidatos mais compatíveis com as atuais demandas da organização.

A análise de currículo é feita, também para identificar o perfil desejado, mas principalmente, nas entrelinhas, buscando dicas de personalidade e históricos, projetos e soluções desenvolvidas,orientação para gerar lucro e melhoria de desempenho, comprometimento e objetivos.

A entrevista é baseada no perfil profissional já mapeado e delineado pela gerencia, composta por questões que possibilitam a identificação das competências essenciais, funcionais e individuais o candidato.

Os testes e jogos focados serão adaptados, procurando avaliar comportamentos mais frequentes, características básicas de personalidade e mensuração do conhecimento do indivíduo.

A desvantagem da combinação proposta é no caso de o candidato não ser sincero, exagerar nas informações, e simular comportamentos, pois é difícil verificar a veracidade de todas as partes, o que pode provocar uma contratação equivocada, prejudicando o processo como um todo.

b) Decomposição da competência:

Competência - Saber trabalhar em equipe

Conhecimento: dos objetivos, planejamento, missão, visão e valores da organização, dos processos, fases, atividades, pessoas envolvidas nas micro e macro equipes, prazos e desenvolvimento.

Habilidades: bom relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, comunicação transparente e assertiva, interagir com as pessoas de forma empática, facilidade para aprender e ensinar.

Atitudes: comprometimento, respeito mútuo e com as diferenças, sinceridade e honestidade, visa evitar conflitos, , segurança, positivismo, espírito de equipe, colaboração.

Recursos: ambiente e pessoas capacitadas e interessadas

Condições: quantidade de pessoas, treinamento técnico e comportamental

Entrega: Planejamento da estrutura, formação, função de cada membro, e estratégias para alcançar o objetivo.

Avaliação: Será utilizada a escala de avaliação de aquisição da competência demonstrando em graus o conhecimento e a familiaridade do candidato com a competência.

1. Entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com