TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECLARAÇÃO DE NEGÓCIOS

Relatório de pesquisa: DECLARAÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

ANEXO

3. RELATÓRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO E COMO ESTE OCORRE.

O empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal.

O empreendedor por meio de suas inovações, não apenas aumentam a competitividade da economia, mas atuam como um mecanismo de geração e distribuição de novas riquezas. Isso se dá somente por sua capacidade de encontrar novas formas de fazer a mesma coisa, como pelos novos empreendimentos que vêm substituir as empresas que se encontram em declínio, contribuindo para maior estabilidade e crescimento econômico.

Muitos empreendedores veem como tediosa esta ferramenta de gestão – planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. O gerente Ênio Pinto, gerente do atendimento do SEBRAE, o importante é que o empreendedor informe-se e se capacite. O SEBRAE oferece cursos para estudo de viabilidade econômico-financeira, para que se dominem técnicas de gestão, e que também tenha atitude, conduta, um comportamento de liderança. O importante é que na abertura do negócio é que se tenha afinidade e interesse com o ramo que ele atuará.

Os critérios que se atua é ter vocação primeiramente, e segundo observar se o mercado é favorável: cliente, fornecedores e concorrência e avaliar a questão financeira.

A revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, informa também que tanto escolas como universidades tem feito bastantes parcerias na área de empreendedorismo com consultorias junto às empresas-Junior, que funciona nas faculdades assessorando empreendedores.

É necessário ter controle nas relações de trabalho dentro da empresa, que os conflitos quando mal resolvidos numa empresa pode contaminar todo o ambiente de trabalho, envolvendo relações pessoais, em gestão de recursos humanos devem buscar valores que se enquadram para o perfil dos funcionários, com capacidade de distinguir melhor a pessoa do profissional.

Segundo José Dornelas, com a abertura das portas, o empreendedor deve se inovar:

“A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas pra desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo e está atraindo investimento externo, atraem também empreendedores de outros países, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que se preparar pra isso”.

Os problemas que os donos de negócios fecham nos primeiros dois anos, isto ocorre com as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado, e conjuntura econômica.

Mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacite.

Dicas de oportunidades.

Mais do que nunca e preciso que as pessoas se informem e se capacitem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com