TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS

Por:   •  25/4/2020  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Sarita Ribeiro da Rocha

Trabalho da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras                        

Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Campo Grande/MS

2019

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS

Referência:

J. BRUNS JR, William; H. HERTENSTEIN, Julie. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. Harvard Business School, 03/11/1998. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS598/Biblioteca_46209/Biblioteca_46209.pdf. Acesso em: 27/08/2019.

        O estudo de caso narra a jornada de John Stacey, engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, devido a um atraso no voo, que o fizera perder a aula de contabilidade do MBA, dedicada à apresentação e discussão da demonstração de fluxos de caixa, matéria essa, que possivelmente cairia no teste semanal. Desesperado, John pede ajuda a sua colega de trabalho, Lucille Barnes, da área de controladoria, para ajudá-lo a entender a demonstração de fluxos de caixa.

        Se encontraram naquela tarde e John estava bastante confuso. Lucille falou da importância da demonstração do fluxo de caixa, pois através dela, visualizasse todas as movimentações financeiras da empresa, podendo ser mais eficaz que o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. Esclareceu ainda que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento, podendo-se observar as entradas e saídas de caixa.

        Sendo, as atividades operacionais, relacionadas as entradas e saídas, operações estas, fundamentais da empresa. As atividades de investimento, que mostram os fluxos de caixa para a compra e venda de ativos. Por fim, as atividades de financiamento, que demonstram os fluxos associados ao aumento ou redução dos recursos de investimento e credores da empresa.

        Explica ainda que o fluxo de caixa das operações pode ser apresentado de duas maneiras: pelo método direto, onde o relatório parece um extrato da conta caixa e pelo método indireto, onde o lucro líquido é tratado por receitas e despesas que não envolvem caixa. Explicou que a demonstração pode variar de um país para o outro e que as atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa, provendo caixa para os investimentos e pagamentos de dívidas.  

        Em conclusão, observamos que a demonstração de fluxos de caixa evidencia e avalia um panorama geral, buscando o equilíbrio necessário para a disposição e compreensão dos resultados da empresa.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com