TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DE APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS, AVALIAÇÃO EM EAD E PROPOSTAS METODOLÓGICAS E USO DAS TECNOLOGIAS EM EAD E TUTORIA EM EAD

Artigos Científicos: DESAFIO DE APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS, AVALIAÇÃO EM EAD E PROPOSTAS METODOLÓGICAS E USO DAS TECNOLOGIAS EM EAD E TUTORIA EM EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO DE APRENDIZAGEM:

ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS, AVALIAÇÃO EM EAD

E PROPOSTAS METODOLÓGICAS E USO DAS

TECNOLOGIAS EM EAD E TUTORIA EM EAD

Santo Anastácio/SP

2012

1 APRESENTAÇÃO

A aprendizagem pode ser entendida como um processo gradual e contínuo que ocorre durante todo o ciclo de vida do ser humano, sendo permeado por representações e significados, que juntamente com o desenvolvimento físico, psíquico, influências externas e questões afetivas se delineiam respeitando a singularidade de cada indivíduo. Diante desta afirmação verifica-se que este processo ocorre a partir do desenvolvimento biopsicossocial do sujeito como também através interações que estabelece com o meio, objetos e outros sujeitos, colaborando para a apropriação de conceitos, impressões, sensações que dão condições à construção de seu conhecimento.

Sendo assim, “o conhecimento humano se desenvolve lentamente, para além de suas origens biológicas herdadas, através de um processo de auto regulamentação baseado na resposta (feedback) do ambiente que leva a reconstrução interna” (PULASKI, 1986, p. 22).

Esse movimento pode ser verificado no decorrer dos anos que o sujeito passa dentro de uma unidade escolar, seja ela de educação infantil, fundamental, médio ou superior, pois o conhecimento constrói-se a partir de diversas variáveis que somadas contribuem para a construção do conhecimento e disseminação dos mesmos.

A Educação a Distancia concebe a educação como um processo no qual através da utilização de métodos, técnicas, instrumentos pedagógicos e materiais que contribuam para o desenvolvimento integral do aluno busca-se “torná-lo crítico, atuante e pesquisador de maneira que, assim, o mesmo esteja apto a produzir ‘conhecimento’” (LOBATO, 2009, p. 03).

Verifica-se então que através das disciplinas de Elaboração de conteúdos e avaliação em EAD e Propostas metodológicas e uso das tecnologias em EAD, busca-se construir um referencial teórico no qual o aluno de Pós Graduação tenha condições de entender que a aprendizagem desenvolve-se a partir de instrumentos diversos que se apóiam em tecnologias recentes e antigas, mas que devem ser utilizadas de forma que o aluno possa construir sua aprendizagem com vistas a “torna-se um profissional autônomo e criativo que, com competência, tenha (dentre várias outras habilidades) a capacidade de solucionar problemas, apontar caminhos para os mesmos e, ainda, lutar por mudanças e por um mundo com melhores condições de sobrevivência” (LOBATO, 2009, p. 03).

A importância de avaliar, acompanhar e corrigir estes processos por meio de uma avaliação constante também é imprescindível, pois, colabora para que a ação possa ter o caráter de continuidade, sendo aperfeiçoada e ampliada, de forma a contribuir para que os conhecimentos científicos não fiquem apenas dentro dos círculos acadêmicos mas que seja realmente um bem da humanidade.

2 TEMA

Proposta de capacitação sobre as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

3 PÚBLICO ALVO

Alunos e alunas do 7º Termo de Serviço Social, Administração e Pedagogia.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Realizar uma capacitação sobre as normas da ABNT com vistas a elaboração de um artigo a ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, junto aos alunos e alunas do 7º Termo de Serviço Social, Administração e Pedagogia, do Pólo de Apoio Presencial de Santo Anastácio Estado de São Paulo da ANHANGUERA – UNIDERP.

4.2 Objetivos Específicos

• Promover o aprofundamento de estudos sobre as Normas da ABNT possibilitando a utilização deste conhecimento na elaboração do TCC;

• Apresentar aos alunos trabalhos já elaborados artigos científicos, monografias e outras modalidades de pesquisa que possam servir como base para a elaboração de seus próprios trabalhos;

• Formar grupos de trabalho e estudos que culminem na elaboração de conteúdos para o Blog da Faculdade que discutam a importância da pesquisa para a ampliação do conhecimento científico e a sua disseminação através das novas tecnologias da informação e comunicação como meio de promover a aplicação de novos saberes no cotidiano.

5 METODOLOGIA - POR QUE E COMO INTERAGIR?

A proposta em tela será realizada em conjunto pelos Professores Tutores Presenciais dos Cursos de Graduação em Serviço Social, Administração e Pedagogia de forma a preparar os alunos para a elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Ressalta-se que os Cursos de Serviço Social, Administração deverão apresentar o trabalho para uma banca julgadora, enquanto o Curso de Pedagogia que é finalizado no 7º termo não possui essa exigência.

Sendo assim, os tutores utilizarão o material já elaborado em formato Word da própria Instituição de Ensino Superior e o transformará em documento no Power Point fazendo uma apresentação em dias que não houver aulas presenciais ou virtuais de forma que os mesmos não fiquem prejudicados em seus conteúdos.

Após serão apresentados trabalhos já elaborados para que os alunos possam verificar o resultado a ser alcançado, os princípios éticos relativos a pesquisa, a necessidade da fidedignidade das informações prestadas e outras questões pertinentes.

Após a apresentação será realizado um momento de discussão e avaliação da prática quanto a primeira etapa do trabalho, partindo assim para a segunda etapa que é a formação de um Blog – CIENCIAS E SOCIEDADE onde os alunos e alunas deverão postar opiniões, artigos debatendo suas idéias sobre pesquisa cientifica e sua aplicabilidade na melhoria das condições de vida da sociedade.

6 DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA

6.1 Página pessoal

O Blog será coordenado pela Profª Márcia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com