TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Educacional Da Ead

Artigos Científicos: Tecnologia Educacional Da Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Semestre: PEDAGOGIA 1SEMESTRE

Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

ATIVIDADE 1

Professor: NEDINA STEIN

Aluna: RGM:053.8539

Atividade referente à aula 01 e 02 (postagem na aula 01)

1) Explique como é a construção do conhecimento para Jean Piaget, e explique também como Vygotsky acredita que ocorre o desenvolvimento humano.

R= Para Jean Piaget o conhecimento se constrói a partir da organização das estruturas mentais e cognitivas, combinando com os estágios de desenvolvimento da inteligência.Ele aborda que a inteligência resulta da interação entre dois pontos, a assimilação e a acomodação, que são para ele os motores da aprendizagem, portanto no equilíbrio entre ambas ocorre a adaptação intelectual. As estruturas de conhecimento, designadas por Piaget como esquemas, se complexificam sobre o efeito combinado do mecanismo de assimilação e acomodação. Assim, a obra de Piaget fala sobre os estágios de desenvolvimento e inteligência segundo as lógicas das construções mentais que são: a estrutura sensório-motora, a das operações concretas e a das operações formais.

Para Vygotsky o desenvolvimento humano compreende um processo dialético, caracterizado pela periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçando fatores internos e externos e processos adaptativos. O autor aborda que o meio social é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento, já que a maturação biológica e as funções psicológicas superiores ocorrem a partir da interação com o meio de forma dialética.

2) Segundo Filatro (2009), (final aula 02): Escreva as diferenças e semelhanças entre a teoria construtivista individual e Construtivista social.

R= Construtivista Individual afirmam que as pessoas desenvolvem a visão individual do mundo. Eles têm a capacidade de construir, integrar conceitos e habilidades dentro das estruturas já existentes no aluno. As teorias construtivistas estão mais preocupadas com o que acontece entre as entradas do mundo exterior e a manifestação de novos comportamentos, isto é, como o conhecimento e as habilidades são integrados pelo aluno. A avaliação baseia-se na aplicação do conhecimento de habilidades adquiridas, sendo processual e de resultados.

Construtivista Social afirmam que as pessoas alcançam o conhecimento através do que os rodeia, lidando com os outros. Os professores e colegas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento ao desenvolverem atividades compartilhadas. As teorias socioconstrutivistas estão preocupadas em como conceitos e habilidades emergentes são suportadas por outros, possibilitando que os alunos cheguem alem do que seriam capazes individualmente. A avaliação baseia-se no domínio de conhecimentos e habilidades, sendo processual e participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com