TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

Exames: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Semestre: PEDAGOGIA 1SEMESTRE

Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

ATIVIDADE 4

Atividade referente à aula 07 e 08 ( postar na aula 04)

Responda as seguintes questões:

1) Explique a definição de educação à distância, segundo Dalier (2009).

R: Para Dallier, a educação à distância está cada vez mais complicado. Os avanços tecnológicos e o uso das tecnologias, cada vez mais presente no cotidiano, cria novas relações, novos conhecimentos e novas maneiras de aprender e de pensar, que transforma o mundo numa grande aldeia globalizada e socializada.

A educação à distância é apresentada por Dallier inicialmente, por meio de uma síntese histórica sucinta e desprovida de uma análise que dê conta das tensões e complexidades que marcam a relação entre educação, tecnologia e sociedade, onde o processo centrado é no aluno, enquanto o papel do professor é caracterizado como um esforço para criar ambientes e tarefas que permitam ao aprendiz descobrir o conhecimento com autonomia.

2) Como foi o crescimento da educação a distância de 2003 a 2006 na Brasil, e como o mercado de trabalho esta recebendo os alunos formados na educação à distância.

R: A educação, além de um direito garantido, é um mecanismo de inserção do cidadão em seu tempo, proporcionando-lhe condições de desenvolver ao máximo suas faculdades e habilidades. Nesse sentido, cada época traz seus desafios e suas condições para esse desenvolvimento. No ambiente dominado pela tecnologia da informação a EaD é uma resposta da sociedade às necessidades do cidadão. A educação a distância está se popularizando no Brasil. Porém ainda as empresas não estão seguras sobre a qualidade dos cursos de Ead, principalmente quando se trata de graduação ou pós-graduação. Por isso, preferem candidatos que tenham diploma do ensino presencial. É incontestável que a qualidade não é a mesma, porque no curso a distância não há o convívio do aluno com outras pessoas para a troca de experiências.

No entanto, é forte a desconfiança no mercado de trabalho em relação aos egressos dessa modalidade. Isso, em parte, por haver poucos diplomados. De acordo com INEP, no censo da educação superior de 2006 na modalidade EAD, o número de cursos cresceu 571% entre 2003 e 2006 e a participação desses alunos no universo dos estudantes passou a ser de 4,4% no final deste mesmo período, cuja representatividade era de 2,6% em 2005. O INEP também divulgou que enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distância contabilizou apenas 25.804. Esse contingente ainda é pequeno para que as redes avaliem a competência deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com