TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSONAL

Pesquisas Acadêmicas: DESAFIO PROFISSONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A medida que as organizações vêm se tornando mais complexas, também aumenta a importância de informações gerencias. O problema encontrado na empresa é a ausência de uma estrutura organizacional para auxiliar a administração da empresa. O objetivo geral é desenvolver o organograma, funcionograma e fluxograma da empresa de estudo. A abordagem partiu do pressuposto de elaborar uma estrutura organizacional para um supermercado, diminuindo para um plano menor de desenvolver um organograma, funcionograma e um fluxograma da empresa, e a apresentação dos dados obtidos ocorre de maneira descritiva, onde as informações não podem ser quantificadas, além dos dados serem analisados dedutivamente, a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são funções básicas no processo de pesquisa qualitativa.

Quanto aos procedimentos, a pesquisa exploratória foi utilizada para investigar a situação atual da empresa e o estudo de caso para aprofundar o conhecimento nas áreas com deficiências e possibilitar a elaboração de uma estrutura organizacional adequada. Ao propor-se este estudo levantaram-se os dados do supermercado, analisando a situação da organização, apresentou-se uma proposta de representação da empresa, a qual será apresentada ao proprietário. Através do estudo realizado foi possível perceber que na empresa todas as áreas são abrangidas, e mesmo sem o supermercado estudado possuir uma estrutura organizacional elaborada e devidamente apresentada possui um planejamento eficaz o que mantém a empresa no mercado há dezoito anos. O estudo realizado possibilitou a identificação de algumas melhorias que auxiliarão a empresa a se manter no mercado competitivo, e estar sempre buscando satisfazer e conquistar novos clientes, obtendo maior lucratividade.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as indústrias ("estrutura industrial"), ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas.

Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização atua e que é caracterizado por três tipos:

• O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;

• O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;

• O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

Um Hipermercado como toda empresa ou organização conta com três níveis de decisão e operação. Mesmo quando a empresa conta apenas com o empreendedor, esta pessoa acaba se desdobrando em tarefas correlatas a esses três níveis.

É importante conhecer esses três níveis para distribuir bem as tarefas e para que a Organização não se descuide de nenhum. Cada nível terá a sua forma de planejar específica.

Para facilitar, criei uma estrutura de níveis organizacionais na forma de um diagrama. Na minha Organização, através do diagrama abaixo sobreposto à distribuição de cargos e funções de um organograma institucional.

Fonte: negociosecarreira.com.br

• O Nível Estratégico

É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. Aqui defini que a Organização gerencia seu Planejamento Estratégico, por missão, visão e valores. Suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a prioriza, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e as movimentações estratégicas do Hipermercado, levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado.

A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional.

• Planejamento típico deste nível: Planejamento Estratégico.

• Função típica dos ocupantes deste nível: tomar decisões estratégicas (especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado) e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos.

• Ocupantes deste nível: sócios, proprietários, presidente, CEO, diretoria e, dependendo da forma como a Organização concebe seus processos, também os diretores departamentais (por exemplo, diretor comercial, diretor financeiro etc.).

• O Nível Tático

O nível tático é aquele que faz a intermediação entre os outros dois níveis. A rigor, os integrantes deste nível devem se apropriar da Estratégia para desdobrá-la em ações concretas nas suas áreas e processos ou sub-processos de atuação. É o nível da gerência média ou intermediária: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e funções similares. Perceba que, se o líder é encarregado de uma pequena equipe operacional, este líder provavelmente estará no nível operacional também, não neste nível tático.

Identifiquei dois critérios a liderança de nível tático: 1) não toma decisões universais em relação à Organização; 2) desdobra as decisões estratégicas em planos, objetivos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com