TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desafio Profissonal

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Anhanguera Educacional S.A.

UNIDERP – Centro de Educação a Distância

Desafio Profissional

Disciplina: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Título da atividade: Análise do restaurante Smak

Prof.

Disciplina:

Prof.

Curso: Administração e Ciência Contábeis – 1ª série

        Prof. Me. Ivonete Melo de Carvalho

        Piracicaba/SP – 31/03/2015

Flávia Roque                                                                                 RA: 

Jéssica Roberta Thomaz                                                               RA: 2867924976

Juliano Cesar Barbosa                                                                  RA: 2812838927

Vanessa Renyelle de Almeida Nascimento                                  RA: 2371471798

Simone Aparecida Leite                                                RA: 2809683909

                                                                       

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------3

PASSO 1---------------------------------------------------------------------------------------------4

PASSO 2---------------------------------------------------------------------------------------------

PASSO 3---------------------------------------------------------------------------------------------

PASSO 4---------------------------------------------------------------------------------------------

RELATÓRIO FINAL-----------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA-------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

        Já é de conhecimento a dificuldade que se tem de conseguir manter por longo período pequenas e médias empresas no mercado.

        Nesse Desafio Profissional iremos identificar e propor soluções para uma melhor gestão de um estabelecimento de pequeno porte localizado no centro de uma pequena cidade.

        Será abordado os fatores que levam as pequenas e médias empresas entrarem em falência e o desafio para permanecerem no mercado.

        Utilizaremos o Plano de Negócio como ferramenta para o planejamento do pequeno empreendimento Smak, destacando os principais benefícios dessa ferramenta para que se desenvolvam idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido.

        Avaliaremos os aspectos favoráveis e desfavoráveis do estabelecimento Smak utilizando a análise SWOT considerando ameaças, fraquezas, forças e oportunidades. Utilizaremos essa ferramenta estratégica como auxílio para um planejamento de melhorias, para uma tomada de decisão acertada, com o intuito de aperfeiçoar a gestão e consequentemente o aumento do fluxo no restaurante.

PASSO 1

        A gama de Pequenas e Médias empresas é grande e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar.

        Diversos fatores contribuem com o fechamento precoce das pequenas e médias empresas, entre elas estão a falta de pesquisa sobre concorrência, localização, fornecedores, público-alvo, essas são falhas recorrente entre os empresários que não conseguem se manter no mercado. Outro fator determinante para o fechamento das organizações é a falta de planejamento e erros na administração, especialmente nos primeiros anos de vida.

PLANO DE NEGÓCIO

        É necessário todo um planejamento e um estudo de todos os aspectos que envolvem o negócio antes de dar início a abertura de uma empresa.

        Ao realizar o Plano de Negócio deve se reconhecer o público alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada.

        Para que o negócio tenha maior possibilidade de dar certo, o empreendedor deve estudar todos os aspectos envolventes para que se tenha uma direção, foco e informações para decisões acertadas.

        É fundamental planejar todos os aspectos do empreendimento de forma bastante realista, além de buscar conhecimento sobre o mercado onde se pretende atuar e também avaliar o investimento, condições de financiamento, capital de giro, entre outros.

FALHAS DE GESTÃO

        Em um pequeno negócio, normalmente o dono assume muitas funções, o que é benéfico para o desenvolvimento do empreendimento.  O empreendedor tem o dever de se manter presente em sua organização acompanhando pessoalmente todos os processos iniciais até que seja estabelecido o devido controle.

        Ao determinar funções a ser assumidas por cada colaborador em uma equipe, é de suma importância que o empreendedor cuide de seu negócio em tempo integral que seu negócio esteja ativo no mercado, sendo isso essencial para que não ocorram erros costumeiros na gestão como o descontrole do fluxo de caixa e o distanciamento na rotina da empresa.

        Para que o negócio dê bons resultados deve se atentar na qualidade dos produtos, nos valores a serem estabelecidos, na adequada administração de estoques, do canal de distribuição, ponto de vendas, atendimento ao cliente, negociação com fornecedores e ainda outros fatores determinantes.

FATORES QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Á FALÊNCIA

        Alguns fatores colaboram com o fracasso de um empreendedor. Dentre eles quando a motivação da iniciação do negócio não é pela oportunidade encontrada, e se caracteriza pela falta de opção ou necessidade. Nessas condições o empreendedor se inicia no mercado despreparado aumentando o risco de falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com