TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissonal Diversidade

Monografias: Desafio Profissonal Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1:

Apresentar aos professores da Escola Municipal Saber Conviver os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo, observados no Projeto Pedagógico Curricular da Escola, através de um levantamento dos principais pontos presentes nos documentos apresentados.

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem, na vida familiar, na convivência humana, no trabalho nas instituições da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Art. 26 - Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Art. 32 § 3º - O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

Art. 78 - O Sistema de Ensino da União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisas, para oferta de Educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.

Art. 79 - A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa.

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola de necessidades especiais.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

A esses órgãos normativos cabe, pois, a tarefa de adequar o proposto neste parecer à realidade de cada sistema de ensino. E, a partir daí, deverá ser competência dos órgãos executores – administrações de cada sistema de ensino, das escolas– definir estratégias que, quando postas em ação, viabilizarão o cumprimento efetivo da Lei de Diretrizes e Bases que estabelece a formação básica comum, o respeito aos valores culturais, como princípios constitucionais da educação tanto quanto da dignidade da pessoa humana (inciso III do art.1O), garantindo-se a promoção do bem de todos, sem preconceitos (inciso IV do Art.3O), a prevalência dos direitos humanos (inciso II do art. 4O) e repúdio ao racismo (inciso VIII do art. 4°).

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência politico-executiva dos Estados e Municípios, a diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1 .

O Referencial Curricular instrui aos professores da Educação Infantil a identificarem as individualidades de seus alunos, considerando suas diferenças, sendo culturais, sociais como também dificuldades mentais e físicas. Traçando planos e metas para atender a cada um com suas particularidades. Estimula o ambiente escolar a ter uma ação educativa que promove o convívio com a diversidade, não somente cultural, de hábitos ou costumes, mas também das competências e habilidades de cada um, a convivência desdá infância com as diferenças traz para as crianças uma rica experiência com o respeito e amor ao próximo, para uma ótima sociedade futura.

.

Passo 2 :

Pesquisa relacionada á comemoração escolar referente ao Dia das Mães realizada em uma instituição de ensino.

Título: Comemoração do dia das Mães na Escola Municipal Castro Alves

Disponível em: http://www.youtube.com.br

Acesso em: 28/03/2014

Nesta apresentação pode perceber que os professores da escola Castro Alves ao focalizarão a questão refere-te as diferenças culturais na perspectiva do Multiculturalismo e Diversidade.

O professor com uma câmera na mão foi de sala em sala registrando uma fala um gesto uma homenagem de cada aluno para sua mãe. Mas muitos ficarão envergonhados talvez por timidez ou por alguma razão desconhecida na qual nenhum professor se preocupou. Ali poderiam existir alunos que não tem sua mãe biológica por terem sido deixados em orfanatos ou ate mesmo por ter sido morta por serem criados com os avós ou por ou serem filhos de casais homossexuais.

Ali existiam alunos do ensino fundamental e ensino médio, crianças e adolescentes expostos a uma situação que para muitos é uma questão difícil e bastante dolorosa. Crianças diante de seus colegas expondo suas particularidades na qual muitos não sabem resolver.

Acredito que a escola teria que se preocupar com a educação e o bem estar dos alunos respeitando as diferenças de cada uma. A escola poderia ter dado a opção para os alunos de fazer a homenagem da forma que fosse melhor pra cada um.

Passo 3:

Descrever cinco desenhos que a partir de representações em cartões confeccionados pelos próprios alunos que devem ser entregues aos familiares no dia da comemoração, possam ser trabalhados pedagogicamente como orientação a valorização da diversidade e multiculturalismo, problematizando estas questões em sala de aula.

Desenho visualizado: Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Uma criança em cadeira de rodas Deve se trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com