TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA AMBIENTAL

Seminário: DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

5. ELABORAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL

Este subsistema relaciona-se diretamente ao estabelecimento daqueles parâmetros que orientam a gestão ambiental na organização. Ao utilizar-se o termo “política”, devemos sempre ter em mente o seu significado como sendo um conjunto de intenções acerca de determinado assunto (no caso, ambiental = meio ambiente).

As intenções são sempre estabelecidas pelos níveis hierárquicos mais elevados, resultando em medidas que são responsáveis por mediar ás condutas gerenciais e, por sua vez, fixando princípios que servem de orientação para a organização como um todo. De acordo com a norma ISO 14001, a política ambiental serve para que possamos estabelecer um senso geral de orientação, fixando os princípios organizacionais da ação.

Com base no que estabelece a norma ISO 14001, recomenda-se que para que uma política ambiental possa ser estabelecida, a mesma deve obrigatoriamente considerar as seguintes questões:

• A missão, visão, valores e as crenças da organização;

• Os requisitos das partes interessadas e o processo de comunicação;

• A melhoria contínua;

• A prevenção à poluição;

• Os princípios orientadores;

• A coordenação com as demais políticas da organização, tais como: qualidade, saúde ocupacional e segurança do trabalho;

• As condições locais ou regionais específicas;

• A conformidade com os regulamentos, leis e demais critérios ambientais relacionados e que foram estabelecidos pela organização.

Uma vez considerados estes itens listados, a política ambiental da empresa passa a assumir um caráter sistêmico, já que passa a se relacionar com uma gama muito ampla de outros sistemas organizacionais, além daquelas que já fazem parte do SGA (sistema de gerenciamento ambiental). Com relação à sua estruturação, nota-se que a política ambiental, ao longo da história, vem sendo desenvolvida de forma empírica. Frequentemente ela ocorre baseada nas políticas organizacionais de outras organizações, traduzindo-se muitas vezes em um texto constituído por frases de efeito, sem que haja uma relação intrínseca com as práticas.

Uma solução apontada, com base no caso da empresa Bahia Sul Celulose, foi uma pesquisa realizada que procurou levantar as expectativas de diversos segmentos organizados (clientes, fornecedores, acionistas, funcionários e comunidades vizinhas à fábrica) que se relacionam ao cotidiano da empresa.

Esta pesquisa reuniu as opiniões de vários segmentos relacionados com os seguintes assuntos:

Comunidade: integração social, reconhecimento, impacto social, financeiro e ambiental;

Funcionários: comunicação, motivação, prevenção ambiental; preocupação com a qualidade, aspectos sociais e econômicos;

Fornecedores: critérios exigidos, preços praticados, sistema de comunicação, confiança e parceira;

Clientes: atendimento às necessidades, imagem ambiental, excelência como fornecedor, confiança e parceria.

Esta abordagem participativa constitui-se em uma excelente alternativa no sentido de evitar a elaboração de uma política ambiental sem objetividade e totalmente desnorteada. A documentação da política ambiental, além de ser um item mandatário da ISO 14001, também é essencial ao processo de sua implementação por representar uma série de vantagens, tais como:

• Permitir a todos os integrantes da organização saber das intenções da alta chefia, evitando a ocorrência de distorções comuns em comunicados verbais por meio dos diferentes níveis hierárquicos;

• Possibilitar que as partes interessadas, principalmente externas, conheçam a política;

• Estimular o processo de reflexão sobre a política ambiental, antes de formulá-la, o que leva a maior comprometimento, bem como metas mais realistas e passíveis de serem cumpridas;

• Evitar o surgimento de políticas informais, confeccionadas pelos níveis hierárquicos mais baixos e que podem ser contraditórios com relação às intenções da alta administração;

• Permitir às auditorias ter um ponto de partida em relação aos itens a serem verificados.

O processo de elaboração de uma política ambiental permite não só o estabelecimento de parâmetros para a organização como entidade, como também a realização de uma reflexão sobre a sua realidade e prerrogativas quanto ao seu desempenho ambiental.

Visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com